DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5640
Título: Explorando o uso da realidade aumentada e realidade virtual no ensino de ciências naturais para alunos do fundamental II
Título(s) alternativo(s): Exploring the use of augmented reality and virtual reality in teaching natural sciences to elementary school students
Autor(es): Belém, José Ruhan de Souza
Orientador(es): Trindade, Genarde Macedo
Palavras-chave: Realidade Aumentada;Realidade Virtual;Ciências Naturais
Data do documento: 2-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo explorar o uso das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) como ferramentas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais para alunos do 6º ano do ensino fundamental II em uma escola pública em Coari-AM. A pesquisa justificou-se pela necessidade de inovação no ensino de Ciências, que muitas vezes se baseia em métodos tradicionais e pouco envolventes. Por meio da revisão bibliográfica, foram identificadas aplicações de RA e RV que poderiam ser utilizadas no ensino de Ciências Naturais. Posteriormente, utilizou-se a técnica de Feature Analysis para selecionar as aplicações a serem empregadas, sendo assim escolhidas as aplicações Merge Explorer que utiliza RA e MEL VR Science Simulations que utiliza RV. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa, com etapas que incluíram revisão da literatura, proposta inicial, estudo de viabilidade, planejamento do estudo, execução do estudo e análise dos resultados. A coleta de dados consistiu em três métodos, sendo o primeiro o formulário de caracterização dos participantes, o segundo o questionário pós-teste baseado no modelo de aceitação tecnológica e o estudo de observação realizado durante a aplicação das tecnologias de RA e RV nas aulas de Ciências Naturais. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos não tinha experiência prévia com as tecnologias. Já dados do questionários pós-teste indicaram um impacto positivo no interesse e engajamento dos alunos, tornando o ensino mais dinâmico e evidenciando a aceitação tecnológica. Esses resultados foram concretizados pelo estudo de observação, que identificou o engajamento dos alunos e a adaptação de alguns que, inicialmente, demonstraram dificuldade no manuseio dos óculos de RV, mas posteriormente os utilizaram adequadamente. Além dos benefícios observados, a pesquisa identificou desafios e limitações na sua execução, possibilitando de análise para futuros estudos que explorem o uso das tecnologias de RA e RV no contexto educacional.
Abstract: This research aimed to explore the use of Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) technologies as pedagogical tools in teaching Natural Sciences to students in the 6th year of elementary school II at a public school in Coari-AM. The research was justified by the need for innovation in Science teaching, which is often based on traditional and not very engaging methods. Through the literature review, AR and VR applications were identified that could be used in teaching Natural Sciences. Subsequently, the Feature Analysis technique was used to select the applications to be used, thus choosing the Merge Explorer applications that uses AR and MEL VR Science Simulations that uses VR. The research followed a qualitative methodology, with steps that included literature review, initial proposal, feasibility study, study planning, study execution and analysis of results. Data collection consisted of three methods, the first being the participant characterization form, the second the post-test questionnaire based on the technological acceptance model and the observation study carried out during the application of AR and VR technologies in teaching classes. Natural Sciences. The results revealed that the majority of students had no prior experience with technologies. Data from the post- test questionnaires indicated a positive impact on student interest and engagement, making teaching more dynamic and demonstrating technological acceptance. These results were achieved through the observation study, which identified the engagement of students and the adaptation of some who, initially, demonstrated difficulty in handling the VR glasses, but later used them appropriately. In addition to the benefits observed, the research identified challenges and limitations in its execution, enabling analysis for future studies that explore the use of AR and VR technologies in the educational context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5640
Aparece nas coleções:NESCO- Núcleo de Ensino Superior de Coari



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.