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Título: Scratch como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo sobre o ensino de programação para estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Scratch as a tool for developing computational thinking: a study on teaching programming to high school students
Autor(es): Silva, Josiney Cavalcante da
Orientador(es): Menezes, Gleides Medins de
Palavras-chave: Pensamento Computacional;Interdisciplinaridade;Scratch
Data do documento: 2-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, proporcionando diversos avanços em vários âmbitos da sociedade. Em um mundo permeado de tecnologia é preciso que cada pessoa tenha uma compreensão do funcionamento deste “mundo digital”, assim como compreende o mundo real. Assim, o estudo proposto analisou o uso do software Scratch como ferramenta pedagógica para a promoção do Pensamento Computacional bem como as dificuldades enfrentadas no aprendizado da lógica de programação, analisou ainda o interesse dos alunos na área de Computação como profissão e por fim os alunos conseguiram realizar a produção de jogos e animações temáticas com base nos conhecimentos adquiridos. A abordagem metodológica adotada reuniu aspectos qualitativos e quantitativos, o percurso metodológico se deu por meio da pesquisa-ação como técnica para o levantamento dos dados necessários para realizar as inferências acerca da temática investigada. Os resultados obtidos por meio das atividades propostas aos alunos e mediante questionário avaliativo nos proporcionaram a confirmação da hipótese inicial de que o Scratch enquanto software de fácil e rápida compreensão e mais acessível nas escolas públicas se apresenta como uma importante ferramenta pedagógica interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, proporcionando assim um melhor desenvolvimento das competências do Pensamento Computacional.
Abstract: Technology has become increasingly present in our daily lives, providing several advances in various areas of society. In a world permeated by technology, each person needs to understand how this “digital world” works, just as they understand the real world. Thus, the proposed study analyzed the use of Scratch software as a pedagogical tool to promote Computational Thinking as well as the difficulties faced in learning programming logic, it also analyzed the interest of students in the area of Computing as a profession and finally the students were able to carry out the production of themed games and animations based on the knowledge acquired. The methodological approach adopted brought together qualitative and quantitative aspects, the methodological path was through action research as a technique for collecting the data necessary to make inferences about the topic investigated. The results obtained through the activities proposed to students and through an evaluative questionnaire provided us with confirmation of the initial hypothesis that Scratch, as a software that is easy and quick to understand and more accessible in public schools, presents itself as an important interdisciplinary pedagogical tool in the teaching process. student learning, thus providing better development of Computational Thinking skills.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5638
Aparece nas coleções:NESCO- Núcleo de Ensino Superior de Coari



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