DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Kaynã Cleto da-
dc.date.available2024-04-01-
dc.date.available2024-04-04T14:59:44Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5605-
dc.description.abstractF ootball is a great passion for people, one of the most practiced sports in the world. It is characterized by the player's need for decision making as it is a situational game that changes the tempo with each action. Each scenario in which it manifests itself has different meanings and understanding how it can be developed in each one is essential for a better experie nce for the characters involved. One of these scenarios is that of football schools and knowing the peculiarities, characters involved and meanings attributed by them from a practical experience can contribute to reflection and the conduct of other experie nces. General objective: to report an experience on the process of teaching football to children aged 5 to 7 at a small school in Manaus. Contextualization: the setting is from the institution Inter Academy Soccer, the characters are the present author, tr ainees, players aged 5 to 7 and their parents. Development: the work is developed with children aged 5 to 7 years old following a structure of the plurality of the sporting phenomenon and a structuring of the teaching learning training process. The identif ied meanings follow these structures. Final considerations: the experience offered great learning in didactic terms and the construction of this report generated greater knowledge from the literature review, in addition to a reflection on the experience it self. The teaching work offered, even though it differs from the literature in some cases, has proven to be positive, as it is possible to notice improvements in the childrenpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titleO processo de ensino do futebol para crianças de 5 a 7 anos em uma escolinha de Manaus: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeThe process of teaching football to children aged 5 to 7 at a school in Manaus: an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-04T14:59:44Z-
dc.contributor.advisor1Canan, Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018512687231917pt_BR
dc.contributor.referee1Canan, Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018512687231917pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee3Flores, Patric Paludett-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9742209806410309pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448653500853265pt_BR
dc.description.resumoO futebol é uma grande paixão das pessoas, uma das modalidades de esportes mais praticadas no mundo. Se caracteriza pela necessidade de tomada de decisão do jogador por ser um jogo situacional que muda o andamento a cada ação. Cada cenário em que ele se manifesta apresenta diferentes significados e entender como pode ser desenvolvido em cada um é essencial para melhor experi ê ncia dos personagens envolvidos Um desses cenários é o das escolinhas de futebol e conhecer peculiaridades, personagens envolvidos e significados por eles atribuídos a partir de uma experiência prática pode contribuir para reflexão e condução de outras experiências. Objetivo g eral: r elatar uma experiência sobre o processo de ensino do futebol para crianças de 5 a 7 anos em uma escoli nha de Mana us . Contextualização o cenário é da instituição Inter Academy Soccer, os personagens são o presente autor, estagiários, jogadores de 5 a 7 anos e os pais. Desenvolvimento: o trabalho é desenvolvido com crianças de 5 a 7 anos seguindo uma estrutura da pluralidade do fenômeno esportivo e uma estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Os significados identificados seguem essas estruturas. Considerações finais: a experiência ofereceu um grande aprendizado em termos didáticos e a construção do presente relato gerou maior conhecimento a partir da revisão de literatura, além de uma reflexão sobre a experiência em si. O trabalho de ensino ofertado, por mais que tenha divergências com a literatura em alguns casos, tem se mostrado positivo, pois é possível notar melhorias nas criançaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBÖHME, Maria Tereza Silveira. O treinamento a longo prazo e o processo de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v.21, 2000. DE ROSE, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2° ed. Artmed Editora S.A, 2009. DE ROSE,Dante. Modalidades esportivas coletivas. 1° ed. Guanabara Koogan, 2006. FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores associados, 2006. GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES. Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012. GONZALEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Praticas corporais e a organização do conhecimento. Esportes de Invasão: Basquetebol, Futebol, Handebol e Ultimate Frisbee. 2ª ed. Brasília: Ministério do Esporte, 2014. GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino, Iniciação esportiva universal: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 2° ed. Belo Horizonte: Escola de Educação Física da UFMG, 1998. PAES, Roberto Rodrigues; MONTAGNER, Paulo Cesar; FERREIRA, Henrique Barcelos. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. 1° ed. Guanabara Koogan, 2009. SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2° ed. Campinas: Autores associados, 2008. SCAGLIA, Alcides José. Escolinha de futebol: uma questão pedagógica. Motriz, 2° ed, 1996pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.