DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5589
Título: Comportamento de motoristas em relação à presença de serpentes em estradas de Tefé, Amazonas.
Título(s) alternativo(s): Drivers' behavior in relation to the presence of snakes on roads in Tefé, Amazonas.
Autor(es): Lima, Wellingthon da Silva de
Orientador(es): Bernhard, Rafael
Palavras-chave: Herpetofauna;Herpetofauna;Ecologia de estradas;Road ecology;atropelamentos;road kill;serpentes;snakes;Amazonas;Amazon
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A mortalidade por atropelamento de animais silvestres em estradas representa um dos grandes fatores de perda de biodiversidade no mundo. Nesse sentido, o grupo dos répteis são bastante afetados por conta da lenta mobilidade e termorregulação, em especial as serpentes. Além disso, as serpentes podem ser alvos diretos de atropelamentos intencionais, que podem impactar negativamente as populações naturais. Em vista disso, o presente estudo possui como objetivos: 1- analisar a intencionalidade de atropelamentos de serpentes na estrada da Agrovila e EMADE, localizadas no município de Tefé, Amazonas. 2- Verificar as diferenças de atropelamentos entre modelos de serpentes e objeto controle e 3- categorizar os veículos envolvidos nos atropelamentos. Para tanto, utilizou-se dois modelos de serpentes (padrão coral e verde) e um objeto controle (garrafa pet), que foram amostrados em três trechos da estrada da Agrovila e dois trechos da estrada da EMADE, tendo uma hora de observação para cada item supracitado. O esforço amostral foi de 30h (10h por item). Foram registrados, somente no sentido zona urbana-rural, a quantidade e categoria de veículos que trafegaram durante as observações. Considerouse atropelamento intencional, o ato do motorista desviar sua rota para atingir os modelos e objeto controle. Para verificar se os itens foram atropelados por acaso ou deliberadamente, foi aplicado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e MannWhitney. Foram registrados 108 atropelamentos intencionais para o modelo de cobra verde, 64 para o modelo de cobra coral e 43 para o objeto controle. Estatisticamente não houve diferenças nas frequências de atropelamentos entre os modelos de serpentes, e nem destes com o objeto controle, o que indica que houve atropelamento intencional para os modelos de serpentes. Motocicletas e carros foram os veículos com maior fluxo de tráfego, assim como os mais envolvidos com os atropelamentos. Dessa forma, através destes resultados, o presente estudo confirma o atropelamento intencional para serpentes nas estradas supracitadas. Portanto, se recorre a necessidade de conscientização, por meio da educação ambiental, dos motoristas e dos comunitários residentes das comunidades próximas das estradas, com fins de atenuar os atropelamentos intencionais para as serpentes
Abstract: Mortality due to wild animals being run over on roads represents one of the major factors in the loss of biodiversity in the world. In this sense, the group of reptiles are greatly affected due to their slow mobility and thermoregulation, especially snakes. Furthermore, snakes can be direct targets of intentional run-overs, which can negatively impact natural populations. In view of this, the present study aims to: 1- analyze the intentionality of snakes being run over on the Agrovila and EMADE roads, located in the municipality of Tefé, Amazonas. 2- Check the differences in collisions between snake models and control objects and 3- Categorize the vehicles involved in collisions. To this end, two snake models (coral and green pattern) and a control object (pet bottle) were used, which were sampled in three sections of the Agrovila road and two sections of the EMADE road, with one hour of observation for each. aforementioned item. The sampling effort was 30 hours (10 hours per item). Only in the urban-rural direction were recorded the number and category of vehicles that traveled during the observations. An intentional collision was considered to be the act of the driver deviating from his route to reach the models and control object. To check whether the items were run over by chance or deliberately, the Kruskal-Wallis and Mann-Whitney non-parametric test was applied. 108 intentional run-overs were recorded for the green snake model, 64 for the coral snake model and 43 for the control object. Statistically, there were no differences in the frequencies of being run over between the snake models, nor between them and the control object, which indicates that there was an intentional run over for the snake models. Motorcycles and cars were the vehicles with the highest traffic flow, as well as those most involved in pedestrian accidents. Therefore, through these results, the present study confirms the intentional running over of snakes on the aforementioned roads. Therefore, there is a need to raise awareness, through environmental education, of drivers and community residents in communities close to the roads, in order to mitigate intentional accidents involving snakes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5589
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamento de motoristas em relação à presença de serpentes em estradas de Tefé, Amazonas..pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.