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Título: Levantamento de aves atropeladas nas estradas Emade e Agrovila no Município de Tefé (AM) em comparação a outros estudos de ecologia das estradas no Brasil
Título(s) alternativo(s): Survey of birds run over on the Emade and Agrovila roads in the Municipality of Tefé (AM) in comparison to other road ecology studies in Brazil
Autor(es): Souza, Tania Cristian Costa
Orientador(es): Bernhard, Rafael
Palavras-chave: Aves;birds;Tefé;Tefé;Atropelamento;Run over
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: As estradas têm sido apontadas como uma das principais causas antrópicas, afetando negativamente a biodiversidade e a integridade biótica. As colisões por veículos tem sido um dos impactos ambientais mais evidentes gerados pelas estradas sobre a fauna silvestre, causando danos a uma grande diversidade de espécies de vertebrados em diversos biomas. A paisagem entorno das rodovias colaboram com a taxa de atropelamento, pois influenciam no comportamento e na ecologia das espécies. Visto que a maioria das pesquisas e dos estudos publicados se concentra nas regiões sul e sudeste do país acreditam que a susceptibilidade aos atropelamento das aves, estar ligado ao hábito alimentar, o seu tamanho corporal, o uso do habitat pela espécie e o grau de sensibilidade a distúrbios antrópicos. Inclusive, as rodovias podem afetar a matriz de entorno e alterar padrões de diversidade e abundância de aves, resultado das diferenças de tolerância em resposta ao distúrbio causado a cada espécie. Desta forma, os impactos provocados pelas rodovias são específicos para diferentes espécies de aves, mostrando a importância de investigar suas ocorrências para determinar medidas mitigadoras desses impactos. As aves que foram listadas em seu trabalho não têm distribuições idênticas, inclusive as espécies que são endêmicas do estado do Amazonas, fazendo acreditar que a ocorrência dessas espécies não está restrita ao estado. De certo modo, das 1971 espécies de aves que ocorrem no Brasil em Tefé, no Amazonas, possui a ocorrêcia de 342 espécies de aves. Nas regiões tropicais o interesse sobre o assunto tem sido algo recente que ocasiona défice na compreensão nos padrões e efeitos dos atropelamentos de vertebrados. Visto que para preservá-la é necessário ter conhecimento sobre a distribuição da biodiversidade, pois permiti reconhecer áreas com organismos vulneráveis e assim direcionar medidas mitigatórias. A extensão da densidade de malha rodoviária Amazônica, ainda é de pequeno porte e com baixa circulação de veículos se comparado a outras regiões do país. Podendo estar associado ao menor número de estudos publicado de fauna atropelada, mas vale salientar que as estradas presentes geralmente estar associada a extensas áreas verdes, um dos fatores que tornam essas rodovias diferentes de outras principalmente no contexto de paisagem. ampla distribuição e que alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas como a braquiária, e também captura insetos, alimentos que estão presentes entorno das estrada, fatores que influênciam que ela seja atropelada em outras estradas no Brasil. Em especial o estado do Pará, que apresentou três estudos com os maiores números de espécies de aves atropeladas similares as espécies de aves da estrada da Agrovila e Emade.
Abstract: Roads have been identified as one of the main anthropogenic causes, negatively affecting biodiversity and biotic integrity. Vehicle collisions have been one of the most evident environmental impacts generated by roads on wildlife, causing damage to a wide diversity of vertebrate species in different biomes. In fact, highways can affect the surrounding area and alter patterns of bird diversity and abundance, resulting from differences in tolerance in response to the disturbance caused to each species. In this way, the impacts caused by highways are specific to different species of birds, showing the importance of investigating their occurrences to determine measures to mitigate these impacts. The birds that were listed in his work do not have identical distributions, including species that are endemic to the state of Amazonas, leading us to believe that the occurrence of these species is not restricted to the state. In a way, of the 1971 species of birds that occur in Brazil in Tefé, in Amazonas, there are 342 species of birds. In tropical regions, interest in the subject has been recent, resulting in a lack of understanding of the patterns and effects of vertebrate collisions. Since to preserve it it is necessary to have knowledge about the distribution of biodiversity, as it allows us to recognize areas with vulnerable organisms and thus direct mitigating measures. The extension of the Amazon road network density is still small and with low vehicle circulation compared to other regions of the country. This may be associated with the smaller number of published studies on road-killed fauna, but it is worth noting that the roads present are generally associated with extensive green areas, one of the factors that make these highways different from others, especially in the context of landscape. wide distribution and that feeds mainly on seeds of grasses such as brachiaria, and also captures insects, foods that are present around roads, factors that influence it being run over on other roads in Brazil. In particular, the state of Pará, which presented three studies with the highest numbers of bird species run over, similar to the bird species on the Agrovila and Emade roads.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5586
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