DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Silva de-
dc.date.available2024-03-13-
dc.date.available2024-03-20T14:46:19Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5580-
dc.description.abstractConsidering the lack of interest in botany subjects in Science teaching in schools, the insecurity of teachers in teaching classes on the subject and the importance of the plant kingdom for Amazonian ecosystems, the objective of this study was to evaluate the potential of using plant species present in schools in teaching activities that allow students to acquire the skills provided by BNNC for teaching Science. The research was conducted in the municipality of Tefé, AM. Five schools in the urban area were selected, using as criteria those that obtained the lowest IDEB index (2021) and that offer basic education. A floristic survey was carried out in each of the schools and three didactic sequences (DS) were created for the 2nd, 7th and 8th year of elementary school using the constructivist theoretical framework. As a result, all schools presented floristic composition on their premises, however, with wide variation. E.M. Doroteia Bezerra dos Santos had only 6 species, while E.E. Getúlio Vargas presented 38. The didactic sequences prepared addressed the following themes: structure and functions of plants, ecosystems and their correlation with flora and comparison of different reproductive processes in plants in relation to adaptive and evolutionary mechanisms. The DSs include didactic modalities of expository classes, debates and research that use plant species as a demonstrative and investigative tool for teaching and learning, bringing the student closer to the practice of observing nature, spreading knowledge about the fundamental role of plants in maintaining the life on earth, combat botanical blindness and form citizens with sustainable thoughts and attitudes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectespécies de vegetaispt_BR
dc.subjectplant speciespt_BR
dc.subjectlevantamento florísticopt_BR
dc.subjectfloristic surveypt_BR
dc.subjectensino básicopt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectensino de botânicapt_BR
dc.subjectbotany teachingpt_BR
dc.titleEspécie de plantas nos quintais de escolas e potencial para práticas no ensino de ciências em Tefé,AMpt_BR
dc.title.alternativePlant species in school backyards and potential for practices in science teaching in Tefé, AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T14:46:19Z-
dc.contributor.advisor1Freire, Guilherme de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3553642623463008pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Guiljherme de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3553642623463008pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Fábia Viviany Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547177861611564pt_BR
dc.contributor.referee3Costa , Adrya Vanessa Lira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206929747847637pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a falta de interesse por assuntos da botânica no ensino de Ciência nas escolas, a insegurança dos professores de ministrar aulas sobre o tema e a importância do reino vegetal para os ecossistemas amazônicos, objetivou-se neste estudo avaliar o potencial do uso de espécies vegetais presentes em escolas em atividades didáticas que permitam aos estudantes adquirir as habilidades previstas pela BNNC para o ensino de Ciências. A pesquisa foi conduzida no município de Tefé, AM. Foram selecionadas cinco escolas da zona urbana, utilizando como critério aquelas que obtiveram o menor índice IDEB (2021) e que oferecem o ensino básico. Foi realizado um levantamento florístico em cada uma das escolas e elaboradas três sequências didáticas (SD) para o 2º, 7º e 8º ano do ensino fundamental utilizando o referencial teórico construtivista. Como resultados, todas as escolas apresentaram composição florística nas suas dependências, porém, com ampla variação. A E.M. Doroteia Bezerra dos Santos teve apenas 06 espécies, enquanto a E.E. Getúlio Vargas apresentou 38. As sequências didáticas elaboradas abordaram as seguintes temáticas: estrutura e funções das plantas, ecossistemas e sua correlação com a flora e comparação de diferentes processos reprodutivos em plantas em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. As SDs contemplam modalidades didáticas de aulas expositivas, debates e pesquisa que utilizam as espécies vegetais como ferramenta demonstrativa e investigativa para o ensino e aprendizagem, aproximam o aluno da prática de observação da natureza, propagam o conhecimento sobre o papel fundamental dos vegetais na manutenção da vida na terra, combatem a cegueira botânica e formam cidadãos com pensamentos e atitudes sustentáveispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espécie de plantas nos quintais de escolas e potencial para práticas no ensino de ciências em Tefé,AM.pdf870,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.