DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Paulo David da Silva-
dc.date.available2024-03-15T17:40:47Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo David da Silva. Tecnologias em ação: o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemática. 2024. 40 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5574-
dc.description.abstractThis work is about teaching mathematics using computational tools. In this research we aim to highlight how the use of software in math teaching can affect the students' development. The aim is to improve the process of teaching and learning mathematics. The use of different computer tools in math teaching contributes to student development. In work, we carried out a preliminary analysis of the classes selected for the this research by interviewing the teacher of the subject, referred to here as the collaborating teacher. After the interview, we carried out a After the interview, a probing test was carried out, in which what was presented by the collaborating teacher was confirmed. the collaborating teacher, the intervention was carried out using two computer tools, Scratch and WordWall, in which various activities were carried out the selected math subject. After the After the intervention, another probing test was carried out in which we were able to triangulation of the data based on the results of the two tests. tests, obtaining a positive result. The use of tools can contribute to a more effective and development in a more effective and engaging way, allowing for greater interaction between students and teachers. Keywords: Teaching. Mathematics. Computational tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectFerramentas computacionaispt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectComputer Toolspt_BR
dc.titleTecnologias em ação: o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in action: the impact of computer tools on math teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T17:40:47Z-
dc.contributor.advisor1Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Rodrigo Choji de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915653613278294pt_BR
dc.contributor.referee2Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001442532700046pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o ensino da matemática utilizando ferramentas computacionais. Nesta pesquisa visamos destacar como a utilização de softwares no ensino de matemática podem afetar o desenvolvimento dos alunos. Onde o objetivo é melhorar o processo de ensino aprendizagem de matemática. O uso de diferentes ferramentas computacionais no ensino de matemática contribui para o desenvolvimento do discente. No trabalho realizamos uma análise prévia das turmas selecionadas para a realização desta pesquisa por meio de entrevista com o professor da disciplina, denominado aqui de professor colaborador, onde foi apresentado o assunto de matemática como sugestão de trabalho, após a entrevista, foi realizado um exame de sondagem, no qual obteve-se a comprovação do que foi apresentado pelo professor colaborador, foi realizada a intervenção utilizando duas ferramentas computacionais, Scratch e WordWall, no qual foram realizadas diversas atividades referente ao assunto de matemática selecionado. Após a intervenção foi realizado outro teste de sondagem no qual pudemos fazer a triangulação dos dados com bases nos resultados dos dois exames de sondagens obtendo um resultado positivo. Assim, considera-se que utilização de diversas ferramentas computacionais podem contribuir para um desenvolvimento mais eficaz e de forma engajadora, permitindo uma maior interação entre alunos e professores. Palavras-Chave: Ensino. Matemática. Ferramentas Computacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3ª. Ed. Belo horizonte: Autêntica, 2005. BRASIL (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: jul. 2023. D'Ambrosio, U. (1986). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Editora Ática. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2003. MARCONDES, G. S. Desafios metodológicos da incorporação de ferramentas computacionais para análises qualitativas. Ideias, [S. l.], v. 4, p. 71– 85, 2014. DOI: 10.20396/ideias.v4i0.8649413. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/8649413.Aces so em: 4 jul. 2023. MORAES, R. G. et al. Aplicando o software gramática para o ensino de equações e sistemas de equações de 1º e 2º Graus. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática – CIAEM, 2011, Recife. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação matemática. Recife: EDUMATEC – UFPE, v. 1. P. 1-1, 2011. MORAN, J. M. (2006). Novas Tecnologias e Medição pedagógica. Campinas: Editora Papirus. Scratch. Disponível em https://www.scratch.mit.edu/. Acesso em: jul. 2023. VALENTE, J. A. (1999). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED. WERTHEIN, Jorge; CUNHA, Célio da. (org.). Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2ª. ed. -- Brasília: UNESCO, Instituto Sangari, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001859/185928por.pdf>. Acesso em: 02/ JAN/2024. TERÁN, A. F.; SANTOS, S. C. S. Ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. Curitiba: CRV, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias em ação - o impacto das ferramentas computacionais no ensino de matemática.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.