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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5572
Título: Estudo preliminar do controle de dispositivos de estabilização de movimento visando implementação em embarcações da Região Amazônica
Título(s) alternativo(s): Preliminary study of the control of motion stabilization devices for implementation in vessels in the Amazon Region
Autor(es): Silva, Victor Gomes
Orientador(es): Hernández Fontes., Jassiel Vladimir
Palavras-chave: Estabilizadores;Movimentos;Embarcações;Controle;PID;Região Amazônica;Stabilizing devices;Ships;Motion stabilization;Control
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Existe uma grande quantidade de embarcações de deslocamento, semi deslocamento e planeio realizando viagens cotidianas na região amazônica. As tecnologias de estabilização de movimento em sistemas navais seguem indicando benefícios em performance e vivência a bordo, dois indicadores de produto altamente desejáveis aos consumidores e devido às características competitivas do setor. Os benefícios no uso de equipamentos estabilizadores navais, tais como os equipamentos trim tab e interceptor, que nos experimentos conduzidos por Song et. al. (2018) alcançaram reduções na resistência ao avanço na ordem de 8,61%, poderiam contribuir na viabilidade econômica de uma embarcação, bem como a sua competitividade e dominância no mercado naval regional amazônico. É desejável que existam sistemas de controle adequado nas manobras de embarcações. Com esta aplicação abrir-se-iam oportunidades para aumento de velocidade de cruzeiro, redução de custos de operação, otimização de conforto e segurança a bordo. Para contribuir com esse objetivo, o presente trabalho visa revisar as tecnologias e equipamentos existentes no setor de estabilizadores de movimento naval, que possam ser instalados nas embarcações, com foco em equipamentos com sistemas de controle, como trim tabs ou interceptor. Além disso, para demonstrar o funcionamento dos sistemas de controle, foi construído um modelo simplificado de uma estrutura-viga oscilante. Os movimentos da estrutura foram minimizados através de um sistema controlado por algoritmo PID, cujo método de implementação e código foram disponibilizados. Por meio de testes simples, assemelhando o movimento de uma embarcação representado por um sistema massa mola-amortecedor, as oscilações do modelo foram reduzidas, seguindo várias configurações do controlador. O presente trabalho é pode ser considerado como um passo preliminar no desenvolvimento de sistemas de controle de baixo custo aplicáveis a embarcações da região amazônica.
Abstract: In the Amazon region, there are several, displacement, semi-displacement and planning vessels operating in typical activities. Motion stabilization technologies in naval systems may provide benefits in performance and onboard experiences, two highly desirable product indicators for consumers due to the competitive characteristics of the sector. The benefits of using naval stabilizer equipment, such as trim tab and interceptor equipment, which in the experiments conducted by Song et al. (2018) achieved a reduction in total resistance of the hull of approximately 8.61%, could contribute to the economic viability of ship, such as its competitiveness and establishment in the Amazon naval industry. Adequate control systems regarding vessel movements are desirable. This application will bring up prospects for boosting cruising speed, lowering operational costs, and enhancing comfort and safety on board. To contribute to this goal, this work aims to review existing technologies and equipment in the naval motion stabilizer sector that can be installed on vessels, focusing on equipment with control systems, such as trim tabs or interceptor systems. Moreover, to demonstrate the functioning of such control systems, a simplified model of an oscillating beam structure was built. The movement of the structure was controlled by a PID controller and, whose implementation technique and code were made available. Through simplified experiments, resembling the ship motion represented by a mass-damper-spring system, the oscillations of the model were reduced through various controller setup. This work can be considered as a preliminary step toward the development of low-cost control systems for vessels employed in the Amazon region.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5572
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