DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5567
Título: A gramática como auxílio para o desenvolvimento da escrita.
Título(s) alternativo(s): Grammar as an aid to the development of writing.
Autor(es): Meza, Marcos Régis Silva
Orientador(es): Araújo, Jussara Maria Oliveira de
Palavras-chave: Língua portuguesa;Portuguese language;Ensino da gramática;Grammar instruction;Coesão textual;Textual cohesion
Data do documento: 16-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A língua portuguesa possui uma importância fundamental para o processo de ensinoaprendizagem, uma vez que é a principal ferramenta comunicativa utilizada pela sociedade. Nesse contexto, destaca-se a relevância do ensino da gramática nas escolas, pois ele desempenha um papel relevante na educação, proporcionando aos alunos as habilidades necessárias para expressar ideias de forma clara, coesa e eficaz. Diante disso, o objetivo deste trabalho é verificar a utilização de ferramentas gramaticais de coesão que auxiliem o desenvolvimento da escrita dos alunos que promovam um ensino criativo e satisfatório. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolveu a aplicação de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, ficando em uma pesquisa qualitativa. Nesse sentido, a abordagem adotada proporcionou um enfoque amplo e aprofundado sobre o ensino de escrita, destacando o estudo gramatical e a coesão textual como aspectos substanciais para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos. Dessa forma, para realizar o aporte teórico, a pesquisa embasou-se em diferentes autores, cujas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo, dentre os quais destacam-se nomes como: Neves, Antunes, Lakatos, Minayo, Cunha, Martelotta, Travaglia, Dolz, Cintra, Marconi, Schneuwly, dentre outros especialistas renomados no campo temático abordado. Os resultados obtidos apresentaram-se positivos, uma vez que os estudantes se sentiram mais seguros ao utilizar os recursos de conexão e conseguiram transmitir suas ideias com maior clareza, evidenciando assim, a importância de um ensino direcionado à coesão textual, pois contribui para a formação de indivíduos capazes de se expressarem de forma eficiente e coerente por meio da escrita.
Abstract: The Portuguese language holds fundamental importance in the teaching-learning process, as it is the primary communicative tool used by society. In this context, the relevance of grammar instruction in schools stands out, playing a significant role in education by providing students with the necessary skills to express ideas clearly, cohesively, and effectively. Therefore, the objective of this work is to examine the use of grammatical cohesion tools that assist in the development of students' writing, promoting creative and satisfactory teaching. The methodology used in this research involved the application of bibliographic research, field research, and qualitative research. In this sense, the adopted approach provided a broad and indepth focus on writing instruction, emphasizing grammatical study and textual cohesion as substantial aspects for enhancing students' writing skills. To establish the theoretical framework, the research drew on various authors, whose contributions were crucial for the study's development. Notable names include Neves, Antunes, Lakatos, Minayo, Cunha, Martelotta, Travaglia, Dolz, Cintra, Marconi, Schneuwly, and other renowned specialists in the addressed thematic field. The results obtained were positive, as students felt more confident using connection resources and were able to convey their ideas with greater clarity. This highlights the importance of education directed towards textual cohesion, contributing to the formation of individuals capable of expressing themselves efficiently and coherently through writing.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5567
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A gramática como auxílio para o desenvolvimento da escrita.pdf407,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.