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Título: Experiência de Ser Mãe de uma Criança com Autismo
Título(s) alternativo(s): Experience of Being a Mother of a Child with Autism
Autor(es): Marinho, Misa Ribeiro
Orientador(es): Lorenset, Odimar
Palavras-chave: Autismo;Autism;Kanner;Kanner;relato de experiência;experience report;História de Vida;Life Story
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A proposta dessa monografia foi narrar e refletir sobre a experiência de ser mãe de uma criança com autismo, desde a sua gestação. Para isso, nos utilizamos da abordagem qualitativa, da revisão bibliográfica e dos princípios do método História de Vida e, especialmente, do meu relato de experiência tecido com base nas vivências junto ao meu filho com autismo. Contribuíram como principais teóricos para fundamentar a pesquisa autores como Francisco Baptista Assumpção Júnior (1993), Cleonice Alves Bosa (2002), Maria Teresa Eglér Mantoan (2003), Ana Maria Serrajordia Ros de Mello (2007) e Eliane Marinho (2009) e Leis e Documentos Oficiais da área como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Como resultados, apontamos antes que educar uma criança com autismo é um grande desafio, pelo menos foi e está sendo para mim e, como apontam diferentes pesquisas, constitui-se também um desafio para várias outras mães e familiares que têm filhos com autismo. A história do meu filho pode relacionar-se e refletir a história de várias crianças com autismo, assim como também o meu relato tecido à luz da literatura da área pode suscitar novos conhecimentos e um repertório polissêmico de pesquisas e práticas junto às crianças com autismo. Observa-se ainda, que a evolução dos estudos ao longo do tempo tem contribuído cada vez mais para uma melhor explicação das causas do autismo. Na perspectiva inclusiva, relacionamos o autismo às características que o meu filho apresenta desde a minha gestação, parto, comportamento dele, descoberta do autismo, tratamento e diagnóstico, desenvolvimento no âmbito escolar e social, terapias, experiências positivas e negativas que eu passei com ele nas situações cotidianas e particularmente na escola.
Abstract: The purpose of this monograph was to tell the life story of my son with autism, from pregnancy to the present day based on my experience report. To do this, we used the qualitative approach, the literature review and the Life History method and my experience report that reflects experiences with my son with autism. Authors such as Cleonice Alves Bosa (2002), Eliane Marinho (2009), Maria Teresa Eglér Mantoan (2003), Ana Maria Serrajordia Ros de Mello (2007) and Francisco Baptista Assumpção Júnior (1993) contributed as main theorists to support the research. As a result, we point out that raising a child with autism is a great challenge, at least it was and is for me and, as different research points out, it is also a challenge for many other mothers and family members who have children with autism. My son's story can represent and relate to the story of several children with autism, just as my report woven in the light of scientific literature in the area can raise new knowledge and a polysemic repertoire of reflections and practices with children with autism. autism. It is also observed that the evolution of studies over time has increasingly contributed to a better explanation of the causes of autism. Given this, we can relate autism to the characteristics that my son presents during my pregnancy, birth, his behavior, discovery of autism, treatment and diagnosis, development in school and social contexts, therapies, positive and negative experiences that I went through with him.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5563
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

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