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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Talia de Oliveira-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-29T13:55:17Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5558-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to analyze special activities for adolescents with Down Syndrome in a social organization in the city of Manaus-Amazonas. Method: this is an exploratory descriptive study, of a quantitative and qualitative nature, carried out with mothers and caregivers of people with Down Syndrome. The participants signed the informed consent form and answered a questionnaire with sociodemographic questions, the daily life and lifestyle of adolescents with DS, and how the Social Organization influenced the development of these individuals during adolescence. The findings were tabulated, the material was organized and read. Results: everyone reported carrying out physical activities and educational workshops at the Organization. Participants demonstrated knowledge of laws and guidelines that underlie the care and inclusion of their family members with DS. It was also found that 100% of the main caregivers are mothers and that 90% of these families depend on the benefit received by the person with DS. Furthermore, most of these people with DS are illiterate. Conclusion: care centered on individuality and inclusion, not only during adolescence, but also in other phases of the life of a person with Down Syndrome, highlights the contribution to their physical, mental and social development, in the present and in the following yearspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectDesenvolvimento do adolescentept_BR
dc.subjectDown's syndromept_BR
dc.titleAnálise das atividades especiais dos adolescentes com Síndrome de Down em uma Organização Social, na cidade de Manaus - Ampt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the special activities of adolescents with Down Syndrome in a Social Organization, in the city of Manaus - Ampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:55:17Z-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Valdelize Elvas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7401667829912088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3117039174156732pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal analisar as atividades especiais aos adolescentes com Síndrome de Down em uma organização social, na cidade de Manaus-Amazonas. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter quanti-qualitativo, realizado com mães e cuidadores de pessoas com Síndrome de Down. Os participantes assinaram TCLE e responderam questionário com questões sociodemográficas, o cotidiano e estilo de vida dos adolescentes com SD, e como a Organização Social influenciou no desenvolvimento desses indivíduos na fase da adolescência. Foi elaborada a tabulação dos achados, a organização e a leitura do material. Resultados: todos relataram a realização de atividades físicas e oficinas pedagógicas na Organização. Os participantes mostraram conhecer sobre leis e diretrizes que fundamentam o cuidado e inclusão de seus familiares com SD. Obteve-se também que em 100% os cuidadores principais são as mães e que 90% dessas famílias dependem do benefício recebido pela pessoa com SD. Além disso, a maioria dessas pessoas com SD são analfabetos. Conclusão: o cuidado centrado na individualidade e inclusão, não somente durante a adolescência, como também nas demais fases da vida da pessoa com Síndrome de Down, evidenciam a contribuição em seu desenvolvimento físico, mental e social, no presente e nos anos seguintespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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