DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5518
Título: Análise do perfil dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGIH-UEA) 2016-2022
Título(s) alternativo(s): Analysis of the profile of students in the Interdisciplinary Postgraduate Program in Human Sciences at UEA (PPGIH-UEA) 2016-2022
Autor(es): Piñeiro, Shirlei Regina Vilar da Costa
Palavras-chave: Pós-Graduação;Perfil alunos mestrado interdisciplinar;Mestrado em Ciências Humanas;Post-graduation;Interdisciplinary master’s student profile;Master program in Human Sciences
Data do documento: Jul- 180
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: Piñeiro, Shirlei Regina Vilar da Costa. Análise do perfil dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGIH-UEA) 2016-2022. Contra Corrente. Manaus, n.19, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i19.3294 Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3294
Resumo: A pesquisa teve por objetivo analisar o perfil dos alunos que estiveram ou que ainda se encontram vinculados no Mestrado em Ciências Humanas (MCH) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em 2022, a partir de múltiplas fontes de evidências como forma de chancelar as premissas destacadas. O PPGICH até 2022 entregou à sociedade 91 mestres em Ciências Humanas, com Tempo Médio de Titulação (TMT), classificado pela área de avaliação da CAPES – Interdisciplinar (Área 45), como “Muito Bom”. Verificou-se que, das 129 matrículas institucionais criadas para o corpo de alunos, o gênero feminino sobressaiu em participação, que a média de idade dos alunos no ingresso do curso é inferior à média de idade de ingresso em cursos stricto sensu auferida pela CAPES, que há maior representação de estudantes autodeclarados pardos, solteiros, de naturalidade amazonense e que mais da metade dos acadêmicos do PPGICH receberam bolsas de estudos para possibilitar dedicação exclusiva durante a sua jornada acadêmica. Embora exista desigualdade de participação de gêneros, há sutil tendência de homogeneização e equilíbrio entre eles, a longo prazo; há sub-representação das populações negra e indígena no corpo discente do Programa, sinalizando a carência de políticas públicas para inserção destas comunidades, em nível stricto sensu e que mesmo considerando as limitações de acesso ao Estado, a nucleação do PPGICH em Manaus e, sobretudo em Tefé, permitiu o alcance da educação em nível stricto sensu, a partir da mobilidade de alunos advindos de 70% das microrregiões do Amazonas, refletindo diretamente na estratégia de interiorização da Pós-Graduação stricto sensu no Estado, proposta pela Universidade do Estado do Amazonas.
Abstract: The research aimed to analyze the profile of students who have remained or are still linked to the Master’s Program in Human Sciences (MCH) of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Human Sciences (PPGICH) at the Amazonas State University (UEA). This is a descriptive exploratory case study, with a quantitative approach, conducted in 2022, based on multiple sources of evidence to support the highlighted assumptions. Until 2022, PPGICH had conferred to society 91 Masters in Human Sciences with Average Degree Time (ATM), classified by the CAPES - Interdisciplinary (45 Area) evaluation area as “Very Good”. It was found that: from the 129 institutional enrollments created for the student body, the female gender is noteworthy in participation; the average age of students when entering the course is lower than the average age for entering Stricto Sensu courses measured by CAPES; there is a greater representation of self-declared brown-skinned students, unmarried, native from the Amazon, and more than half of the PPGICH academics received scholarships to provide studies in exclusive dedication during their academic journey. Although there is inequality in gender participation, there is a subtle trend towards homogenization and balance between them in the long term; there is under-representation of black and indigenous populations in the Program’s student body, signaling the lack of public policies for the insertion of these communities, at the Stricto Sensu level; and that even considering the limitations of access to the State, the nucleation of the PPGICH in Manaus and, above all, in Tefé allowed the achievement of education at the Stricto Sensu level from the mobility of students coming from 70% of the microregions of Amazonas, directly reflecting on the strategy of interiorization of the Post-graduation Stricto Sensu in the State proposed by the State University of Amazonas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5518
ISSN: 2525-4529
Aparece nas coleções:PPGICH - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do perfil dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdiciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGIH-UEA) 2016-2022.pdfArquivo principal.1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.