DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5475
Título: Atuação da inteligência estadual: contribuições para o sistema de segurança pública do Amazonas
Título(s) alternativo(s): State intelligence activities: contributions to the public security system in Amazonas
Autor(es): Dias, Thomaz Augusto Corrêa de Vasconcellos
Orientador(es): Nascimento, Antônio Gelson de Oliveira
Palavras-chave: Inteligência;Processo de Decisão;Segurança pública
Data do documento: 12-Nov-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A atividade de inteligência consiste em um ciclo de coleta e análise de dados, através de uma metodologia específica, capaz de propiciar o assessoramento qualificado para auxiliar o processo decisório de determinada organização. Com raízes históricas em operações militares, a atividade de inteligência atualmente é utilizada como instrumento estratégico em variadas estruturas, desde o mais alto nível governamental, como os órgãos de Inteligência de Estado, a exemplo da Agência Brasileira de Inteligência, bem como em dentro de empresas privadas, realizando a denominada Inteligência Competitiva. Assim sendo, desde o início do século XXI, vem sendo criadas no Brasil, diversos órgãos de inteligência voltados para a área de Segurança Pública, com o objetivo de subsidiar os gestores das diversas instituições da área, como Secretários de Segurança, Comandantes da Polícia Militar e Delegados Gerais de Polícia Civil. No Amazonas, o sistema de Segurança Pública também foi reformulado, culminando com a criação, em 2007, do Sistema Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Amazonas, que possui como órgão central a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência. Analisar o processo de implantação deste sistema, bem como apresentar as contribuições do seu órgão de inteligência central para a Segurança Pública do Amazonas é o objetivo central desta pesquisa.
Abstract: Intelligence Activity consists in the Data Collection and Analysis cycle through a specific methodology, able to provide qualified advice for the decision-making process of a given organization. With historical roots in Military Operations, Intelligence Activity is currently used as a strategic tool in a variety of structures, from the higher level government, such as State Intelligence agencies, like the AgênciaBrasileira de Inteligência, as well as in private business, developing the Competitive Intelligence. Therefore, from the beginning of the XXI century, various intelligence agencies focused on the area of Public Security, has been created in Brazil, with the goal of supporting managers of several institutions of that area, such as Security Secretariats, Commanders of the Military Police and General Delegate of the Civil Police. In Amazonas, the Public Security System was also redesigned, culminating in the creation, in 2007, of the Sistema Integrado de Inteligência de SegurançaPública do Amazonas, that has the SecretariaExecutivaAdjunta de Inteligência as central organ. Analyze the deployment process of this system, as well as the contributions to the Amazonas Public Safety System is the main objective of this research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5475
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - MPPGSP Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATUAÇÃO DA INTELIGÊNCIA.pdf543,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.