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Título: Uso do aplicativo checklist fácil no transporte de tubos em um centro de distribuição
Título(s) alternativo(s): Use of the Easy Checklist App for Pipe Transport in a Distribution Center
Autor(es): Gama, Érika Ferreira
Orientador(es): Paiva, Francisco Canidé
Palavras-chave: Avaria;Extravio;Índice de reclamação de clientes;Checklist fácil;Malfunction;Easy checklist;Misplacement;Customer complaint index
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A avaria e o extravio de produtos no transporte são problemas triviais nas empresas que trabalham com logística. Para isso, é de suma importância saber analisar o processo logístico e identificar as causas raízes de avarias e extravios. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar os impactos do aplicativo checklist fácil dentro de um centro de distribuição de tubos na região norte, como também verificar os impactos de treinamentos com a equipe de carregamento durante os anos de 2021 e 2022 para reduzir o índice de reclamação de clientes. Após uma análise do processo embasada pela metodologia de pesquisa-ação foram identificadas as oportunidades de melhoria. As melhorias identificadas foram implantadas por meio dos planos de ações propostos o que resultou em uma diminuição do índice de reclamação e no número de produtos avariados e extraviados durante o período estudado. De maneira geral, os resultados obtidos confirmaram as hipóteses levantadas e demonstraram como a metodologia aplicada pode impactar na redução do índice de reclamação de clientes.
Abstract: Damage and loss of products during transport are trivial problems for companies that work with logistics. For this, it is extremely important to know how to analyze the logistical process and identify the root causes of breakdowns and losses. Thus, the objective of this work was to evaluate the impacts of the Easy Checklist application within a tube distribution center in the northern region, as well as to verify the impacts of training with the loading team during the years 2021 and 2022 to reduce the customer complaints. After analyzing the process using the action-research methodology, opportunities for improvement were identified. The identified improvements were implemented through the proposed action plans, which resulted in a decrease in the complaint rate and in the number of damaged and lost products during the period studied. In general, the results obtained confirmed the hypotheses raised and demonstrated how the applied methodology can impact the reduction of the customer complaint rate.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5418
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