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Título: Violência escolar contra adolescentes: estudo de caso na rede pública estadual na cidade de Manaus-AM
Título(s) alternativo(s): School violence against adolescents: case study in the state public network in the city of Manaus-AM
Autor(es): Barros, Sandra Heloísa Oliveira
Orientador(es): Marques, Dorli João Carlos
Palavras-chave: Violência escolar;Adolescente;Direitos;Ensino
Data do documento: 4-Out-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Muito embora seja um fenômeno antigo, o problema da violência permeia atualmente os mais diversos espaços e classes sociais. Esse fenômeno vem mudando significativamente a convivência em sociedade, pois se tornou frequente ouvir nos meios de comunicação casos de violência relatando os mais variados tipos de violência especialmente contra crianças e adolescentes no ambiente escolar. A violência atingiu proporções tamanhas que passou a ser encarada no senso comum como normalidade, como se todos estivessem predestinados, mais cedo ou mais tarde, de forma absolutamente banal, podendo ser a próxima vítima de uma violência que pode acontecer a qualquer momento em todo e qualquer lugar. Esse estudo investigou os diversos tipos de violências que ocorrem em um ambiente escolar para adolescentes dos 14 aos 18 anos e seus prováveis reflexos no desenvolvimento do processo de aprendizagem, buscando verificar que medidas estão podem ser tomadas no sentido de minimizar ou prevenir esses casos. Para tanto, a partir de um Estudo de Caso com duas escolas da Rede Estadual de Ensino Médio do Estado do Amazonas realizou-se pesquisa de campo, colhendo dados primários mediante questionário estruturado com estudantes na faixa etária de 14 a 18 anos, matriculados no 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Observou-se como resultado da pesquisa que a violência permeia o ambiente escolar em várias de suas modalidades, em especial a violência psicológica, destacando-se a intimidação e a humilhação. Na modalidade de violência sexual, destaca-se o assédio sexual, muitas vezes escamoteado, tendo em vista o receio de exposição a represálias. Observouse também por parte do corpo técnico pedagógico as nuances da violência em suas variadas formas, entre as quais se destaca a psicológica, na modalidade de intimidação, ameaças e humilhação. Como regra geral, a violência se manifesta como uma espécie de poder sobre o outro, e isso ocorre muitas vezes de forma disfarçada, de forma simbólica, como se ela não existisse. É necessário e importante cada vez mais ultrapassar a barreira do silêncio que envolve os casos de violência, em especial contra adolescentes em nossas escolas, priorizando os seus direitos de pessoas em desenvolvimento e que merecem por parte do Estado e da família proteção especial, disponibilizando programas e políticas públicas sociais que atendam suas necessidades, desenvolvimento e bem estar.
Abstract: Although it's an old phenomenon, the problem of violence permeates nowadays the most various spaces and social classes. This phenomenon has been changing significantly the coexistence in society, because it became common to hear in the media cases of violence against children and adolescents in the school environment. The violence has reached such huge proportions that became natural to common sense, as if everybody was predestinated, sooner or later, in an absolutely banal way, to be the next victim of a violence that can happen anytime and anywhere. This study investigated the various types of violence that occur in a school setting for students aged 14 to 18 and their probable reflexes in the development of the learning process, seeking to verify what measures can be taken to minimize or prevent such cases. Therefore, from a case study with two public high schools in the State of Amazonas, field research was carried out by collecting primary data through a structured questionnaire with students aged 14 to 18, enrolled in 1st to 3rd grades in high school. It was observed as a result of the research that violence permeates the school environment in several of its modalities, especially psychological violence, highlighting the intimidation and humiliation. In the form of sexual violence, sexual harassment stands out, often hidden due to fear of exposure to reprisals. It was also observed on the part of the pedagogical staff the nuances of the violence in its varied forms, among which the psychological one stands out, in the modality of intimidation, threats and humiliation. As a general rule, violence manifests itself as a kind of power over the other, and this often occurs in disguised form, symbolically, as if it did not exist.It is increasingly necessary and important to overcome the barrier of silence that surrounds cases of violence, especially against adolescents in our schools, prioritizing their rights of developing people and deserving special protection by the State and the family, offering social politics that meet their needs, development and well-being
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5416
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - MPPGSP Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos

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