DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Terciane Santos-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T15:20:46Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.citationCASTRO, Terciane Santos. O ensino e a prática de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Pública de Parintins - AM. 2023. 49f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5388-
dc.description.abstractThe theme “Teaching and reading practice in an 8th year class of elementary school II in a public school in Parintins-AM” seeks to bring to light the reality of students who are growing up in a society with little incentive to read literary texts and less access to books, we can see this due to the low readership rate in Brazil. This work seeks to show that the classroom, the school and the family can make children and adolescents wake up to reading, not just as an educational requirement to make students stand out, but to show the advantages that the habit of reading provides. The work is based on action and bibliographical research with a qualitative approach with a dialectical focus, as it investigates a social reality and intervenes on it, seeking to analyze practices to encourage reading in the classroom in light of the new educational guidelines proposed by the BNCC . With this work, we highlight that the school and the family need to work together for the good performance of students, that the reading experience is a construction in a cycle that starts in the family environment and continues at school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de Leiturapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO ensino e a prática de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II em uma Escola Pública de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and reading practice in an 8th year class of Elementary School II at a Public School in Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T15:20:46Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Dilce Pio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.contributor.referee1Nacimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Marinho, Adriano Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855473676452835pt_BR
dc.creator.Lattes55438083215pt_BR
dc.description.resumoA temática “O ensino e a prática de leitura em uma turma do 8° ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Parintins- AM” busca trazer a realidade dos alunos que estão crescendo em uma sociedade com pouco incentivo à leitura de textos literários e menos acesso a livros, percebemos isso pelo baixo índice de leitores no Brasil. Este trabalho busca mostrar que a sala de aula, a escola e a família podem fazer com que as crianças e adolescentes despertem para a leitura, não apenas como uma exigência educacional para notabilizar os alunos, mas mostrar as vantagens que o hábito da leitura propicia. O trabalho está pautado na pesquisa-ação e bibliográfica de abordagem qualitativa com enfoque dialético, na medida em que investiga uma realidade social e intervém sobre ela, buscando analisar as práticas de incentivo à leitura em sala de aula frente às novas diretrizes educacionais propostas pela BNCC. Com este trabalho, destacamos que a escola e a família precisam andar juntos para o bom desempenho dos alunos, que a experiência leitora é uma construção em ciclo que inicia desde o ambiente familiar e continua na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARISTÓTELES. Poética. Trad. Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em 6 ago. 2023. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília, DF: Inep, 2020. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasil no PIRLS 2021: Sumario Executivo. Brasília, DF: Inep, 2023. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Ensino Fundamental Regular - Anos Finais. Brasília, DF: Inep, 2020. CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2002. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002 LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. SILVEIRA, Denise Tolfo; GERHARDT, Tatiana Engel. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOUSA, Tátylla Michelle Alves de. Contribuição do professor para o despertar do interesse pela leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade de Brasília, Brasília, 2017. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o Ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 1991pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.