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Título: Gestão socioambiental e educação em saúde na RDS rio negro : condições de vida e saúde em áreas de Unidade de Conservação
Título(s) alternativo(s): Socio-environmental management and health education in the Rio Negro RDS : living and health conditions in Conservation Unit areas
Autor(es): Souza, Rayssa da Conceição Brito de
Orientador(es): Miguez, Samia Feitosa
Palavras-chave: Gestão socioambiental;Unidade de conservação;Educação e saúde
Data do documento: 28-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender as condições de vida e saúde da população que reside em uma comunidade rural da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, destacando o papel da educação em saúde para uma gestão socioambiental includente em área de unidade de conservação. Para isso, buscou-se caracterizar o quadro socioeconômico e de saúde das famílias que residem numa comunidade de área de abrangência da RDS Rio Negro, destacando os serviços de saúde e os desafios para a educação em saúde na unidade de conservação. Como problemática central, questiona-se: a saúde constitui um eixo estruturante para a proposta de uma gestão socioambiental includente? Quando se fala em unidade de conservação na Amazônia que concepção de saúde está sendo utilizada? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratório-descritivo, baseada em uma abordagem mista para coleta de dados, tanto qualitativa quanto quantitativa, utilizando técnicas combinadas, como entrevistas, formulários, rodas de conversa e observação direta. De forma destacada, o quadro socioeconômico da comunidade pesquisada revelou dificuldades para a manuetanção de renda média mensal, assim como a não potencialização das atividades produtivas e econômicas destacadas no plano de gestaão da reserva. A comunidade tem pouca infraestrutura sanitária e ausência de esgotamento sanitário.No ponto de vista dos serviços e atendimentos na saúde, há sobrecarga no atendimento das 19 comunidades da RDS por apenas uma UBS, assim como dificuldades na logística de atendimento dos agentes comunitários de saúde. Com relação aos desafios da educação em saúde em unidade de conservação, é preciso ampliar a concepção de bem-estar e qualidade de vida quando se trata de novas práticas pedagógicas para a construção de uma gestão socioambiental includente. Por fim, a noção de desenvolvimento sustentável precisa ser revisada como eixo estruturante para o modelo de gestão socioambiental existente na região amazônica, sendo fundamentada em três princípios: sustentabilidade, biodiversidade e dignidade da pessoa humana
Abstract: This research sought to understand the living and health conditions of the population residing in a rural community in the Rio Negro Sustainable Development Reserve (RDS), highlighting the role of health education for inclusive socio-environmental management in a protected area. For this, we sought to characterize the socioeconomic and health status of families residing in a community in the area covered by RDS Rio Negro, highlighting health services and the challenges for health education in the conservation unit. As a central issue, the question is: does health constitute a structuring axis for the proposal of an inclusive socio- environmental management? When talking about a conservation unit in the Amazon, what concept of health is being used? From a methodological point of view, this is a field research with an exploratorydescriptive character, based on a mixed approach to data collection, both qualitative and quantitative, using combined techniques such as interviews, forms, conversation circles and direct observation. Notably, the socioeconomic status of the researched community revealed difficulties in maintaining an average monthly income, as well as the failure to leverage the productive and economic activities highlighted in the reserve's management plan. The community has little sanitary infrastructure and no sewage system. From the point of view of health services and care, there is overload in the care of the 19 RDS communities by only one UBS, as well as difficulties in the logistics of care for community health agents. Regarding the challenges of health education in conservation units, it is necessary to expand the concept of well-being and quality of life when it comes to new pedagogical practices for the construction of an inclusive socio-environmental management. Finally, the notion of sustainable development needs to be revised as a structuring axis for the existing socio-environmental management model in the Amazon region, based on three principles: sustainability, biodiversity and human dignity
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5370
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGSC Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva



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