DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvangelista, Denilson Lopes-
dc.date.available2023-10-19-
dc.date.available2023-10-25T17:01:51Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5288-
dc.description.abstractThe present work is a case study that aims to understand the indebtedness of the students of the Youth and Adult Education Center - CEJA, mainly in the relationship between the level of financial education and the level of indebtedness. The research, in the end, is characterized as descriptive and exploratory. As for the environment, it is characterized as a case study, bibliographic and field, having a quantitative approach. It was used as a research instrument the structured questionnaire and statistical analysis to achieve the objectives of the present work. Given this, the study found that personal financial indebtedness is directly related to the lack of financial fundamentals, that is, financial education. Therefore, we may have people with different income levels and in the same way be in debt. Regarding the level of indebtedness, it was noticed that most students were in debt. It was concluded that a greater knowledge of financial education positively influences the condition of lower individual debt levels, but this knowledge does not exclude the possibility of contracting risky debts and becomes indebted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia - Cursopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento Financeiropt_BR
dc.titleEducação financeira e endividamento: um estudo com alunos do centro de educação de jovens e adultos - CEJA em Manauspt_BR
dc.title.alternativeFinancial education and debt: a study with students from the youth and adult education center - CEJA in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T17:01:51Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rafael Moreira-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso que se propôs a compreender o endividamento dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, principalmente na relação entre o nível de educação financeira e o nível de endividamento. A pesquisa, quanto ao fim, se caracteriza como descritiva e exploratória. Quanto ao meio, se caracteriza como estudo de caso, bibliográfica e de campo, tendo uma abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário estruturado e análises estatísticas para alcançar os objetivos do presente trabalho. Diante disso, o estudo constatou que o endividamento financeiro pessoal está diretamente relacionado à falta de fundamentos financeiros, isto é, educação financeira. Assim sendo, podemos ter pessoas com diferentes níveis de renda e da mesma maneira estarem endividados. Quanto ao nível de endividamento, percebeu-se que os alunos, em sua maioria, encontraram-se endividados. Concluiu-se que o maior conhecimento de educação financeira influencia positivamente na condição de menores níveis de endividamento do indivíduo, mas esse conhecimento não exclui a possibilidade de contrair dívidas de risco e torna-se endividado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.