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Título: Um estudo dos efeitos dos gastos públicos em educação sobre a renda per capita no brasil (2005 - 2014)
Título(s) alternativo(s): A study of the effects of public spending on education on per capita income in Brazil (2005 - 2014)
Autor(es): Silva, Luiz Felipe Silva da
Orientador(es): Santos, Luciano Balbino dos
Palavras-chave: Ciências Econômicas - Curso;Gastos Públicos em Educação;Renda Per Capita;Capital Humano;Dados em Painel
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A partir da década de 1950, a educação começou a desempenhar um papel mais relevante nas correntes de pensamento econômico. A teoria do capital humano passou a tratá-la como um meio para elevação da produtividade e, consequentemente, dos rendimentos. Desse modo, uma sociedade capacitada seria capaz de gerar maiores níveis de produção e renda. Baseados nessa lógica, diversos governos começaram a alocar mais recursos nesse setor a fim de promover um crescimento econômico sustentável no longo prazo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o efeito do gasto público em educação sobre o nível de renda per capita no Brasil para o período de 2005 a 2014. Para isto, estimou-se um modelo econométrico de dados em painel, considerando o nível de renda per capita em função das variáveis: gastos públicos em educação, nível de escolaridade e taxa de desemprego. Os resultados apontam uma relação positiva entre as principais variáveis.
Abstract: From the 1950s, education began to play a more relevant role in the currents of economic thought. The theory of human capital began to treat it as a means to increase productivity and, consequently, income. In this way, a skilled society would be able to generate higher levels of production and income. Based on this logic, several governments began to allocate more resources in this sector to promote long-term sustainable economic growth. In this sense, the present article aims to analyze the effect of public spending on education on the per capita income level in Brazil for the period from 2005 to 2014. For this, an econometric panel data model was estimated, considering the per capita income level as a function of the variables: public educational expenditures, education level and unemployment rate. The results indicate a positive relationship between the main variables.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5286
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