DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5279
Título: Análise sobre a relação entre o desempenho esportivo e a gestão financeira de clubes de Futebol no Brasil – estudo de caso de cinco clubes entre 2013 e 2021
Título(s) alternativo(s): Analysis of the relationship between sporting performance and financial management of football clubs in Brazil – case study of five clubs between 2013 and 2021
Autor(es): Miranda, Fernando Richerlley De Melo
Orientador(es): Barros, Felippe Rocha Presado Menezes de
Palavras-chave: Ciências Econômicas - Curso;Futebol;Gestão;Finanças;Endividamento;Receita
Data do documento: 27-Mai-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O mercado do futebol tem chamado a atenção do mundo com valores cada vez mais expressivos, seja em transações de atletas, premiações de campeonatos, cotas de direitos de transmissão, em patrocínios, entre outros. Essa nova realidade entra em contrapartida as tendencias empresariais e economias modernas, onde buscam- se maneiras de se reduzir gastos e de ser cada vez mais assertivos naquilo em que se investe. Esse trabalho tem como proposta analisar o impacto causado pelos níveis de endividamento das equipes e das receitas obtidas através de cotas de patrocínio, de vendas de direitos federativos de atletas e das receitas de bilheteria em relação ao desempenho de cinco dos principais clubes de futebol do Brasil. Será utilizado o método de análise comparativa através de modelo de regressão a partir do método dos mínimos quadrados ordinários, verificando a relação entre o desempenho dessas equipes, através do parâmetro de performance gerado pelo Ranking de Clubes da CBF e os valores referente ao endividamento das equipes, assim como o faturamento obtido em relação a cotas de patrocínio, venda de atletas e renda com bilheteria. O modelo de regressão se mostra consistente em 60% dos casos do estudo, onde é possível a constatação de sua eficiência através de análise comparativa entre os resultados ocorridos no período analisado em relação a regressão obtida.
Abstract: The football market has attracted the world's attention with increasingly expressive amounts, whether in transactions with athletes, championship awards, broadcast rights quotas, sponsorships, among others. This new reality contrasts with business trends and modern economies, where ways are sought to reduce expenses and to be increasingly accurate in what is invested. This work aims to analyze the impact caused by the team’s indebtedness levels and the revenues obtained through sponsorship quotas, sales of federative rights of athletes and box office revenues in relation to the performance of five of the main football clubs in Brazil. The method of comparative analysis will be used through a regression model through the method of ordinary least squares, verifying the relationship between the performance of these teams through the performance parameter generated by the CBF Club Ranking and the values related to the indebtedness of the teams, as well as the revenue obtained in relation to sponsorship quotas, sales of athletes and revenue from the box office. The regression model is consistent in 60% of the cases of the study, where it is possible to verify its efficiency through a comparative analysis between the results that occurred in the analyzed period in relation to the regression obtained.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5279
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.