DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5262
Título: Aplicação de sequência didática para o preparo de caixas entomológicas na Escola Municipal Hilma Dutra, Barreirinha-AM
Título(s) alternativo(s): Application of a didactic sequence for the preparation of entomological boxes at the Hilma Dutra Municipal School, Barreirinha-AM
Autor(es): Ribeiro, Caroline Carneiro
Orientador(es): Trindade, Dilcindo Barros
Palavras-chave: Caixa Entomológica;Classe Insecta;Ensino de Ciências
Data do documento: 13-Set-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RIBEIRO, Caroline Carneiro. Aplicação de sequência didática para o preparo de caixas entomológicas na Escola Municipal Hilma Dutra, Barreirinha-AM. 2023. 41f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023
Resumo: Este trabalho foi planejado para ser desenvolvido com 55 alunos do 8º ano do ensino fundamental, buscando destacar a importância que o estudo da morfologia dos insetos pode ter para o ensino de Ciências, através de suas estruturas anatômicas, aprendidas através da construção de caixas entomológicas. O estudo de insetos, geralmente é feito prestando-se pouca atenção no que condiz a conceitos sobre sua fisiologia, morfologia ou até mesmo sua ecologia, dando-se destaque sempre aos prejuízos que eles causam ao homem. Com aulas expositivas na sala de aula, coletas no entorno da escola, nas áreas verdes próximas e a montagem das caixas entomológicas, os mesmos puderam observar através de imagens todas as estruturas presentes nos insetos, entretanto, o uso do espaço não formal foi de grande relevância neste trabalho, pois retirando os alunos da sala de aula e os levando para outro ambiente, despertou um interesse significativo em relação ao trabalho proposto a eles que no caso em questão foi à construção da caixa entomológica para o estudo da morfologia externa dos insetos, sendo esses animais coletados pelos próprios alunos. Foram preparadas 02 caixas entomológicas, uma em cada turmas do 8º ano, cada uma delas sendo constituídas das seguintes ordens da Classe Insecta: Blatódeos, Coleópteros, Hemípteros, Himenópteros, Lepidópteros, Odonatos e Ortópteros.
Abstract: This work was planned to be developed with 55 students of the 8th grade of elementary school, seeking to highlight the importance that the study of the morphology of insects can have for the teaching of Sciences, through their anatomical structures, learned through the construction of entomological boxes.The study of insects is usually done paying little attention to what is consistent with concepts about their physiology, morphology or even their ecology, always highlighting the damage they cause to man. With expository classes in the classroom, collections in the surroundings of the school, in the nearby green areas and the assembly of the entomological boxes, they could observe through images all the structures present in the insects, however, the use of non-formal space was of great relevance in this work, because removing the students from the classroom and taking them to another environment, aroused a significant interest in relation to the work proposed to them, which in the case in question was the construction of the entomological box for the study of the external morphology of insects, these animals being collected by the students themselves. 02 entomological boxes were built in each class of the 8th grade, each of them being constituted of the following orders of the Insecta Class: blatódes, Coleoptera, Diptera, Hemipterans, Hymenoptera, Lepidoptera, Odonates, Orthopterans and Tisanurons.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5262
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.