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Título: Gestão de materiais e compras: uma descrição dos procedimentos para aquisição e prestação de serviços do setor de materiais do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas no ano de 2021
Título(s) alternativo(s): Materials and purchasing management: a description of the procedures for purchasing and providing services in the materials sector of the Court of Auditors of the State of Amazonas in 2021
Autor(es): Machado, Vinícius Silva
Orientador(es): Sena, Raylene Rodrigues de
Palavras-chave: Administração - Curso;Tribunal de Contas do Estado do Amazonas;Gestão de Materiais;Compras Públicas;Nota de Autorização de Despesa;Prestação de Contas
Data do documento: 28-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Com o passar dos anos, a importância da gestão de materiais aumentou gradativamente. Os setores responsáveis por essa gestão têm grande impacto no orçamento devido á manutenção de estoques e aquisições que atendem a todos os departamentos de uma empresa ou órgão. O Setor de Materiais do Tribunal de Contas do Estado possui duas formas de autorização de aquisição de materiais, contratação de serviços, que se efetivam por meio de uma Nota de Autorização de Despesa e através do Pedido de Adiantamento. Assim, procurou-se descrever os procedimentos de aquisição de materiais, contratação de serviços e possíveis dificuldades no desenvolvimento dessas atividades. Com o intuito específico de descrever os procedimentos de aquisição e contratação, analisar o desenvolvimento das atividades e suas normas, além de verificar possíveis dificuldades ou lentidão na efetivação das tarefas realizadas. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo, para pesquisa de campo foi realizado questionário com 10 perguntas fechadas direcionadas aos colaboradores da DIMAT, com a finalidade de destacar quais os principais fatores para a execução das atividades. Dentre os resultados, destaca-se como principal fator de eficiência para realização das atividades a boa comunicação com todos os setores demandantes de materiais, assim como evidencia-se que a prestação de contas tem uma maior propensão de ter problemas durante sua realização.
Abstract: Over the years, the importance of materials management has gradually increased. The sectors responsible for this management have a great impact on the budget due to the maintenance of stocks and acquisitions that serve all departments of a company or agency. The Materials Sector of the State Court of Auditors has two forms of authorization for the acquisition of materials and contracting of services, which are carried out through an Expense Authorization Note and through the Advance Request. Thus, we sought to describe the procedures for purchasing materials, contracting services and possible difficulties in carrying out these activities. With the specific purpose of describing the acquisition and contracting procedures, analyzing the development of activities and their standards, in addition to verifying possible difficulties or slowness in carrying out the tasks performed. To this end, the methodological procedures used were documentary, bibliographical research and field research. For field research, a questionnaire was carried out with 10 closed questions addressed to DIMAT employees, with the purpose of highlighting the main factors for carrying out the activities. Among the results, good communication with all sectors demanding materials stands out as the main efficiency factor for carrying out activities, as well as showing that accountability is more likely to have problems during its implementation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5250
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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