DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5233
Título: A prática docente e sua relação com saberes docentes: vivências de uma professora de matemática na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Teaching practice and its relationship with teaching knowledge: experiences of a mathematics teacher in youth and adult education
Autor(es): Silva, Danieli Miller
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Educação Matemática; Prática docente; Saberes docentes; Educação de Jovens e Adultos.;Mathematics Education; Teaching practice; Teaching knowledge; Youth and Adult Education.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, fez uma relação entre a prática docente, a partir de questões como as técnicas de ensino, planejamento, avaliação e relação professor x aluno, e os saberes docentes na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes da pesquisa foram uma Professora de Matemática da EJA que ministra esta componente curricular para as turmas do 6° e 7° ano, da turma A, B e C do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade e seus alunos. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com 32 alunos e a professora. Nos resultados, descrevemos as percepções dos alunos, acerca da prática docente da referida Professora de Matemática e; a da Professora acerca de suas práticas docentes, na qual revelou como e porque as desenvolve, como também a origem de tais conhecimentos. Diante dos resultados, observamos que a docente utiliza os três saberes na prática de sala de aula sendo eles: os saberes experienciais, os saberes curriculares e os disciplinares, logo não foi possível afirmar qual é o saber mais necessário dentro da sala de aula, pois a docente afirmou que para ela todos são essenciais.
Abstract: This research, of a qualitative nature, made a relationship between teaching practice, based on issues such as teaching techniques, planning, evaluation and teacher x student relationship, and knowledge teachers in the Youth and Adult Education (EJA) teaching modality. The research participants were an EJA Mathematics Teacher who teaches this curricular component to the 6th and 7th year classes, classes A, B and C of elementary school at Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade and her students. For data collection, questionnaires were used with 32 students and the teacher. In the results, we describe the students' perceptions about the teaching practice of the aforementioned Mathematics Teacher and; that of the Professor about her teaching practices, in which she revealed how and why she develops them, as well as the origin of such knowledge. Given the results, we observed that the teacher uses the three types of knowledge in classroom practice, namely: experiential knowledge, curricular knowledge and disciplinary knowledge, so it was not possible to say which knowledge is most necessary in the classroom, as the teacher stated that for her everyone is essential.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5233
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.