DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5230
Título: Os impactos da aula remota do curso de matemática em tempos de pandemia no centro de estudos superiores de tabatinga, amazonas, brasil.
Título(s) alternativo(s): The impacts of remote math classes in times of pandemic at the higher education center in Tabatinga, Amazonas, Brazil.
Autor(es): Arevalo, Anderson de Souza
Orientador(es): Nascimento, Rainey Ferreira do
Palavras-chave: Aula remota. formação de professores. acesso à „internet‟;Remote class. teacher training. Internet access"
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo mostra os resultados de uma pesquisa sobre os impactos da aula remota no Centro de Estudo Superior de Tabatinga Amazonas durante as restrições imposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS) para diminuição da transmissão do vírus da covid-19. Tem como objetivos da pesquisa, realizar estudo de caráter bibliográfico, exploratório com pesquisa de campo, com ênfase na utilização de aplicativos para coleta de dados. Utilizou-se para coleta questionários e entrevista para constatar as opiniões dos pesquisados. O estudo foi direcionado aos acadêmicos do 8.º, 6.º, 4.º e 2.º período do curso de matemática. Definir os conteúdos matemáticos a serem ministrados remotamente, verificando os dispositivos utilizados, categoria de „internet‟ a partir de conversas pelo Whatsapp sobre a opinião dos alunos selecionados sobre seus pontos positivos e negativos das aulas ministradas remotamente. A falta e a precariedade de suportes tecnológicos, muito presente no interior do Estado do Amazonas, tem se mostrado um grande obstáculo para o uso das ferramentas tecnologias enfrentado tanto por partes dos educandos quanto pelos professores, deve-se ressaltar a suma importância dessas ferramentas para desempenho produtivo é fundamental para o processo de ensino a aprendizagem da educação do ensino superior. Este estudo mostrou que através dos resultados obtidos o ensino remoto é uma estratégia interessante de ensino, que pode ser utilizado como uma ferramenta nas Universidades, desde que seja realizada a formação contínua para os professores e alunos.
Abstract: The present study shows the results of research on the impacts of remote classes at the Centro de Estudos Superior de Tabatinga Amazonas during the restrictions imposed by the World Health Organization (WHO) with the Amazonas Health Surveillance Foundation (FVS) to reduce transmission. of the covid-19 virus. The research objectives are to carry out a bibliographic, exploratory study with field research, with an emphasis on the use of applications for data collection. Questionnaires and interviews were used to collect the opinions of those surveyed. The study was aimed at students in the 8th, 6th, 4th and 2nd period of the mathematics course. Define the mathematical content to be taught remotely, checking the devices used, 'internet' category based on Whatsapp conversations about the opinion of the selected students about their positive and negative points of the classes taught remotely. The lack and precariousness of technological support, very present in the interior of the State of Amazonas, has proven to be a major obstacle to the use of technological tools faced by both students and teachers. The paramount importance of these tools for Productive performance is fundamental to the teaching-learning process of higher education education. This study showed that through the results obtained, remote teaching is an interesting teaching strategy, which can be used as a tool in Universities, as long as continuous training is carried out for teachers and students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5230
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.