DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5224
Título: A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizado de matemática na educação de jovens e adultos (eja): uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Bitencourt, Heide Pinto
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Jogos didáticos. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem de Matemática.;Didactic games. Youth and Adult Education. Mathematics Learning.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Matemática é vista pela maioria dos alunos como uma disciplina difícil de ser compreendida e incômodo, sendo assim pouco valorizada nos contextos de sala de aula. Esse tipo de pensamento, já é bastante comum nas escolas, ainda mais quando se trata da Educação de jovens e Adultos. Visto isso, os jogos didáticos estão sendo utilizados como uma ferramenta de ensino para reforçar o aluno na compreensão dos conteúdos matemáticos. Dessa forma, entendemos que seja oportuno investigar como os jogos didáticos estão sendo desenvolvidos nas aulas de matemática no ensino e aprendizagem da Educação de jovens e Adultos – EJA. Assim, para fins de análise procuramos nas produções cientificas do XIII Encontro Nacional da Educação Matemática – ENEM, verificar se nesses trabalhos os jogos didáticos estão sendo realizados ao final ou mesmo como avaliação de um conteúdo, desde que este seja um jogo com finalidade didática, reforçando-os na compreensão dos conteúdos no processo de aprendizado de uma forma divertida. Assim sendo, utilizando uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica afim de analisar os trabalhos dentro do sub-eixo Educação Matemática de Jovens e Adultos apresentados no XIII ENEM, edição 2019. Conforme os critérios de seleção, foram encontrados quatro trabalhos, os resultados demonstraram poucos trabalhos sobre a utilização de jogos, sendo que as outras foram de temáticas variadas. Portanto, verificamos nesses artigos, utilizam os jogos lúdicos de forma adequada e bem planejadas, em sua maioria como um recurso de reforço nas aulas de matemática, contribuindo assim com o aprendizado do aluno.
Abstract: Mathematics is seen by most students as a subject that is difficult to understand and uncomfortable, and is therefore undervalued in classroom contexts. This type of thinking is already quite common in schools, even more so when it comes to youth and adult education. Given this, educational games are being used as a teaching tool to reinforce the student's understanding of mathematical content. Therefore, we believe that it is opportune to investigate how educational games are being developed in mathematics classes in the teaching and learning of Youth and Adult Education – EJA. Thus, for analysis purposes, we looked in the scientific productions of the XIII National Meeting of Mathematics Education – ENEM, to verify whether in these works didactic games are being carried out at the end or even as an evaluation of content, as long as this is a game with didactic purposes, reinforcing their understanding of content in the learning process in a fun way. Therefore, using a qualitative approach, we carried out a bibliographical research in order to analyze the works within the sub-axis Mathematics Education for Young People and Adults presented in the XIII ENEM, 2019 edition. According to the selection criteria, four works were found, the results demonstrated few works on the use of games, with the others covering varied themes. Therefore, we found that these articles use recreational games appropriately and well planned, most of them as a reinforcement resource in mathematics classes, thus contributing to student learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5224
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.