DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5223
Título: A metodologia de resolução de problemas para o ensino de matemática: uma análise a patir de artigos científicos
Autor(es): Rosindo, Ivaneys Félix
Orientador(es): Cruz, Francilene dos Santos
Palavras-chave: Metodologia. Resolução de Problemas. Ensino de Matemática.;Methodology. Problem solving. Teaching Mathematics.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a Metodologia de Resolução de Problemas para o Ensino de Matemática, para isso foi utilizado uma abordagem qualitativa, como uso de uma revisão de literaturas com ponto de vista sistemático, tendo como base em uma pesquisa de artigos científicos realizadas no banco de dados do SciELO, biblioteca digital e no google acadêmico. A revisão teórica foi baseada nas ideias de George Polya, estudioso, professor e matemático, que foi considerado com pai da Resolução de Problemas, e dos outros estudiosos da área como Dante (2000) e Onuchic (1999). Diante da exploração das fontes bibliográficas científicas pesquisadas, essas obras buscadas, foram que serviram para a realização de estudo, e com isso é perceptível à importância da resolução de problemas no ensino da matemática, visto que a mesma promove ou desperta nos discente a curiosidade pela matemática em relacionar com seu cotidiano na busca do seu conhecimento matemático diante da necessidade na sociedade.
Abstract: This research aims to analyze the Problem Solving Methodology for the Teaching of Mathematics, for which a qualitative approach was used, using a literature review with a systematic point of view, based on a research of scientific articles carried out in the SciELO database, digital library and academic google. The theoretical review was based on the ideas of George Polya, a scholar, professor and mathematician, who was considered the father of Problem Solving, and other scholars in the area such as Dante (2000) and Onuchic (1999). In view of the exploration of the researched scientific bibliographic sources, these works were the ones that served to carry out the study, and with this, the importance of problem solving in the teaching of mathematics is noticeable, as it promotes or awakens in students the curiosity for mathematics in relating to their daily lives in the pursuit of their mathematical knowledge in view of the need in society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5223
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.