DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5220
Título: Uma análise das produções científicas do encontro nacional de educação matemática sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com síndrome de down no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): An analysis of scientific productions from the national mathematical education meeting on the teaching and learning process of students with down syndrome in elementary school
Autor(es): Silva, Roger Seabra da
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Síndrome de Down. Educação Matemática. Inclusão.;Down's syndrome. Mathematics Education. Inclusion.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho enfatiza a educação matemática e a inclusão de alunos com necessidades especiais, com a finalidade de compreender como ocorre o processo de ensino aprendizagem de matemática de alunos do ensino fundamental, com Síndrome de Down. Utilizando uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica com as produções científicas do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) no período de 2010 a 2019. Assim, analisamos as comunicações científicas e relatos de experiência direcionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, no Ensino básico de alunos com Síndrome de Down. Foram encontrados quatro trabalhos sendo três comunicações científicas e um relato de experiência ao qual três foram de escola regular e um diz respeito a uma escola particular. Diante dos resultados verificamos que existem pontos não favoráveis ao desenvolvimento intelectual dos alunos com Síndrome de Down, que interferem no processo de aprendizado destes alunos, dentre eles, a falta de interesse por parte dos professores, a família e o próprio desinteresse dos alunos. Dentre os pontos positivos identificamos uso de materiais lúdicos e multissensoriais. Os trabalhos relataram práticas desenvolvidas no ensino fundamental priorizando conteúdos matemáticos como representação cartesiana de pontos no plano, contagem e aspectos do pensamento matemático. Com base na análise realizada, verificamos que a utilização de maneira adequada destes recursos didáticos ajuda os alunos com Síndrome de Down contribuindo com o seu desenvolvimento cognitivo.
Abstract: This work emphasizes mathematics education and the inclusion of students with special needs, with the aim of understanding how the mathematics teaching-learning process occurs for elementary school students with Down Syndrome. Using a qualitative approach, we carried out a bibliographical research with the scientific productions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) in the period from 2010 to 2019. Thus, we analyzed the scientific communications and experience reports aimed at the process of teaching and learning Mathematics, in Basic education for students with Down Syndrome. Four works were found, three of which were scientific communications and one experience report, three of which were from a regular school and one was from a private school. In view of the results, we verified that there are points that are not favorable to the intellectual development of students with Down Syndrome, which interfere in the learning process of these students, among them, the lack of interest on the part of teachers, the family and the students' own lack of interest. Among the positive points we identified the use of playful and multisensory materials. The works reported practices developed in elementary school, prioritizing mathematical content such as Cartesian representation of points on the plane, counting and aspects of mathematical thinking. Based on the analysis carried out, we verified that the appropriate use of these teaching resources helps students with Down Syndrome, contributing to their cognitive development.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5220
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.