DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5218
Título: Tendências metodológicas utilizadas na alfabetização matemática de alunos com necessidades educacionais especiais – NEE: Uma revisão sistemática em produções científicas no período de 2016 a 2020
Título(s) alternativo(s): Methodological trends used in the mathematical literacy of students with special educational needs – SEN: A systematic review of scientific productions from 2016 to 2020
Autor(es): Arevalo, Gabriela Lucia Luna Victória
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Alfabetização Matemática; Educação Inclusiva; Tendências Metodológicas.;Mathematical Literacy; Inclusive education; Methodological Trends.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Alfabetização Matemática pode se tornar um processo fascinante de codificação para o aluno, mas isso também depende da abordagem metodológica que é trabalhada nesse processo. Dentro desse contexto, realizamos esta pesquisa com o objetivo de identificar as tendências metodológicas utilizadas para a alfabetização matemática de alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE em produções cientificas no período de 2016 a 2020. Este estudo decorre de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa sendo classificada como uma revisão sistemática. A pesquisa foi dividida em três fases, a primeira foi a busca de produções cientificas já defendidas e publicadas entre os últimos cinco anos, ou seja, 2016 a 2020. A segunda fase foi a seleção dos trabalhos que serviram como base da pesquisa, e a ultima fase que era a de análise de dados, que foi realizada por meio de leituras e fichamento dos trabalhos selecionados. Através dessas etapas conseguimos identificar quais são os procedimentos metodológicos que foram adotados pelos pesquisadores em sala de aula para alfabetizar matematicamente os seus alunos. Obtivemos 21 produções científicas que selecionamos para realizar esta pesquisa. Durante a leitura e análise dos trabalhos, nota-se que os pesquisadores ressaltam o processo de alfabetização matemática e que é fundamental ser trabalhada desde as séries iniciais. As metodologias de levantamento de dados que encontramos nesses trabalhos foram três: observações e participação em sala de aula, materiais manipuláveis, tecnologias digitais. Ao final, observamos que esta pesquisa além de identificar as tendências metodologias na Alfabetização Matemática com educação inclusiva, mostra que são temas que vem ganhando mais força e que é possível encontrar alternativas educativas para todas as necessidades educativas especiais.
Abstract: Mathematical Literacy can become a fascinating coding process for the student, but this also depends on the methodological approach that is used in this process. Within this context, we carried out this research with the aim of identifying the methodological trends used for the mathematical literacy of students with Special Educational Needs – SEN in scientific productions from 2016 to 2020. This study is the result of research with a qualitative approach being classified as a systematic review. The research was divided into three phases, the first was the search for scientific productions already defended and published between the last five years, that is, 2016 to 2020. The second phase was the selection of works that served as the basis of the research, and the The last phase was data analysis, which was carried out through readings and recording the selected works. Through these steps we were able to identify the methodological procedures that were adopted by researchers in the classroom to teach their students mathematical literacy. We obtained 21 scientific productions that we selected to carry out this research. During reading and analysis of the works, it is noted that the researchers emphasize the process of mathematical literacy and that it is essential to be worked on from the initial grades. There were three data collection methodologies found in these works: observations and participation in the classroom, manipulative materials, digital technologies. In the end, we observed that this research, in addition to identifying methodological trends in Mathematical Literacy with inclusive education, shows that these are themes that are gaining more strength and that it is possible to find educational alternatives for all special educational needs.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5218
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.