DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5217
Título: Os livreiros de matemazônia: das éxis questionadas à matemática conceituada, da leitura à escrita, uma narrativa de equações matemazônicas
Título(s) alternativo(s): The mathemazonic booksellers: from questioned exis to conceptualized mathematics, from reading to writing, a narrative of mathemazonic equations
Autor(es): Machado, Érick André Lima
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Educação Matemática. Leitura. Escrita.;Mathematics Education. Reading. Writing.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O processo criativo está relacionado à capacidade de formação, de dar forma a algo novo, ao ato criador; partindo dessa premissa, podemos celebrar, a Matemática como uma linguagem criativa, que nos possibilita um caminho fermentado em imaginação, que tem como ponto de partida a capacidade humana de criar, de fantasiar, de se comunicar; aliada à Leitura e à Escrita incorporaria uma estratégia de significação, de conexões, de criticidade e reflexões. Nestes termos, considerando a frágil relação que se estabelece entre o ensino da Matemática e os processos de ler e escrever, esta pesquisa objetiva compreender a relação entre a Matemática, a Leitura e a Escrita no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, diante de aspectos como interpretação, criticidade, criatividade, raciocínio, por meio do Clube de Leitura Os Livreiros de Matemazônia, através da leitura da narrativa autoral Matemazônia, voltando-se para alunos do ensino médio do município de Tabatinga/AM. Realizada de forma remota, desdobrando-se em diversas dinâmicas e reflexões, que vão de notas críticas, passam por desenhos e culminam na criação de uma narrativa própria dos participantes e utilizando-se da linguagem matemática, a pesquisa gera num compilado de produções dos mesmos, que evidencia as potencialidades de se estabelecer conexões entre Matemática, Leitura e Escrita, ao mesmo tempo em que sugere novos debates acerca desta temática.
Abstract: The creative process is related to the ability to form, to give shape to something new, to the creative act; Starting from this premise, we can celebrate Mathematics as a creative language, which allows us a path fermented in imagination, which has as its starting point the human capacity to create, to fantasize, to communicate; combined with Reading and Writing would incorporate a strategy of meaning, connections, criticality and reflections. In these terms, considering the fragile relationship that is established between the teaching of Mathematics and the processes of reading and writing, this research aims to understand the relationship between Mathematics, Reading and Writing in the process of teaching and learning Mathematics, given aspects such as interpretation, criticality, creativity, reasoning, through the Os Livreiros de Matemazônia Reading Club, through reading the authorial narrative Matemazônia, targeting high school students in the city of Tabatinga/AM. Carried out remotely, unfolding in different dynamics and reflections, ranging from critical notes, drawings and culminating in the creation of the participants' own narrative and using mathematical language, the research generates a compilation of their productions , which highlights the potential for establishing connections between Mathematics, Reading and Writing, while at the same time suggesting new debates on this topic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5217
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.