DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5216
Título: O xadrez como ferramenta para inclusão social no ambiente escolar: uma alternativa inclusiva no ensino da matemática com alunos do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Chess as a tool for social inclusion in the school environment: an inclusive alternative in teaching mathematics to elementary school II students
Autor(es): Alves, Vitor Kaléu Fermin
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: Xadrez; Ensino da Matemática; Inclusão Escolar.;Chess; Teaching Mathematics; School inclusion.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Muito se fala em ferramentas que auxiliam o ensino da Matemática, e cada vez mais sobre proporcionar um ambiente escolar inclusivo, nessa perspectiva, surgiu à ideia de unir duas vertentes, o Xadrez como ferramenta pedagógica e Inclusão Escolar, com intuito de oferecer mais uma opção nesse processo de ensino e aprendizagem. Nesta direção, a ideia é verificar nas produções científicas, como a práticas de xadrez são realizadas no/para o ensino de Matemática, e como abordam, caso ocorra, a inclusão social nesse contexto escolar. Para tanto, foi coletado produções científicas, que trabalham com a prática do xadrez com alunos do Ensino Fundamental II, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Durante as análises, dois, dos três trabalhos selecionados, desenvolveram a prática do xadrez com indícios de inclusão escolar, proprocionaram uma troca entre o jogo, aluno e professor, e, desses três, apenas um demonstrou interesse particular nas potencialidades que o jogo oferece para o ensino da Matemática sem promover um ambiente inclusivo. Ao final, observamos dentre os trabalhos analisados, que o foco maior foi direcionado ao ensino e aprendizado com o uso de práticas xadrezistas, porém, foi possível evidenciar que a prática do jogo oferece um ambiente escolar inclusivo, principalmente na interação das rodas de conversa e nas interações entre professor e aluno.
Abstract: There is a lot of talk about tools that help the teaching of Mathematics, and increasingly about providing an inclusive school environment, from this perspective, the idea of combining two aspects emerged, Chess as a pedagogical tool and School Inclusion, with the aim of offering another option in this teaching and learning process. In this direction, the idea is to verify in scientific productions, how chess practices are carried out in/for the teaching of Mathematics, and how they approach, if it occurs, social inclusion in this school context. To this end, scientific productions were collected, which work with the practice of chess with students from Elementary School II, in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). During the analyses, two of the three selected works developed the practice of chess with signs of school inclusion, providing an exchange between the game, student and teacher, and, of these three, only one demonstrated particular interest in the potential that the game offers for the teaching of Mathematics without promoting an inclusive environment. In the end, we observed among the works analyzed, that the main focus was directed to teaching and learning with the use of chess practices, however, it was possible to demonstrate that the practice of the game offers an inclusive school environment, mainly in the interaction of conversation circles and in interactions between teacher and student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5216
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.