DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Raí dos Santos-
dc.date.available2023-10-16-
dc.date.available2023-10-17T13:52:48Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5212-
dc.description.abstractThe use of didactic games in mathematics classes has become increasingly common in schools, because in addition to providing a playful way of working with students, the didactic game, if used correctly, adds a lot to the student's learning and development process. This work was carried out through qualitative research and aims to describe the works of the 13th edition of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), which talk about the use of Didactic Games in Mathematics Teaching and Learning in the final grades of Elementary School, the in order to identify works that deal with the use of didactic games in Mathematics classes and show which mathematical contents are being worked on most through didactic games, and at what moment they are being used. During data analysis, we noticed that didactic games were and can be used in various ways in the classroom, such as introducing new content, solving problems or even evaluating student development. We also found that educational games were played by students more frequently in 9th grade classes, with a total of 12 games used, taking into account that in some cases the same educational game can be developed in different grades, depending on the content to be played. be covered during regular Mathematics classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemática; Metodologia; Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics Education; Methodology; Teaching and learningpt_BR
dc.titleLevantamento bibliográfico sobre a utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de matemática nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBibliographical survey on the use of didactic games in teaching and learning mathematics in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T13:52:48Z-
dc.contributor.advisor1Marinho, Karem Keyth de Oliveira-
dc.description.resumoA utilização de jogos didáticos nas aulas de matemática vem sendo cada vez frequente nas escolas, porque além de trazer uma forma lúdica de trabalhar com os alunos, o jogo didático se utilizado corretamente agrega muito no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. O presente trabalho foi realizado por meio da pesquisa qualitativa e objetiva descrever os trabalhos da 13ª edição do Encontro nacional de Educação matemática (ENEM), que falam sobre a utilização dos Jogos didáticos no Ensino e Aprendizagem de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de identificar os trabalhos que versam sobre a utilização de jogos didáticos nas aulas de Matemática e mostrar quais os conteúdos matemáticos estão sendo mais trabalhados através os jogos didáticos, e em que momento estão sendo utilizados. Durante as análises dos dados, notamos que os jogos didáticos foram e podem ser utilizados de várias formas em sala de aula, como na introdução de novos conteúdos, resolução de problemas ou até mesmo para avaliar o desenvolvimento dos alunos. Verificamos também que os jogos didáticos foram realizados pelos discentes com mais frequência nas turmas do 9° ano, com um total de 12 jogos utilizados, levando em consideração que em alguns casos um mesmo jogo didático pode ser desenvolvido em diferentes séries, dependendo do conteúdo a ser abordado durante as aulas regulares de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.