DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5211
Título: A influência que pesquisadoras da área de matemática promovem para a nova geração de meninas: produção de livreto – possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): The influence that researchers in the area of mathematics promote for the new generation of girls: booklet production – possibilities and challenges
Autor(es): Silva, Kayla Franco
Orientador(es): Marinho, Karem Keyth de Oliveira
Palavras-chave: empoderamento feminino; matemática; mulheres cientistas.;female empowerment; mathematics; women scientists.
Data do documento: 16-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Nesta pesquisa trago como abordagem o empoderamento feminino nas ciências exatas, em especial a Matemática, através da produção de um livreto, a fim de despertar o interesse de meninas cursando o Ensino Médio nos municípios de Tabatinga e Amaturá, no interior do Amazonas a seguirem esta área. Durante o estudo evidencio as implicações que o livreto trouxe às dez participantes da pesquisa. Descrevo no discurso as percepções das envolvidas em relação às pretensões profissionais após a leitura do livreto. A investigação é de caráter qualitativo e utiliza questionário e observação participante. Verifico durante o processo que o material produzido tem potencial de se tornar uma ferramenta útil ao ambiente escolar, com grandes possibilidades de oferecer um conhecimento categórico e específico, dando margem à nova geração de meninas a sentirem-se motivadas pelas personalidades do livreto e considerarem as áreas das ciências exatas, especificamente a Matemática, como carreira.
Abstract: In this research I approach female empowerment in the exact sciences, especially Mathematics, through the production of a booklet, in order to arouse the interest of girls attending high school in the municipalities of Tabatinga and Amaturá, in the interior of Amazonas, to follow this area. During the study, I highlighted the implications that the booklet brought to the ten research participants. In the speech, I describe the perceptions of those involved in relation to their professional aspirations after reading the booklet. The investigation is qualitative in nature and uses a questionnaire and participant observation. I verify during the process that the material produced has the potential to become a useful tool in the school environment, with great possibilities of offering categorical and specific knowledge, giving room to the new generation of girls to feel motivated by the personalities in the booklet and consider the areas of exact sciences, specifically Mathematics, as a career.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5211
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.