DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Anderson Ribeiro-
dc.date.available2023-10-16-
dc.date.available2023-10-17T13:12:16Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5210-
dc.description.abstractThis work was carried out with the objective of analyzing the main difficulties of students and whether these difficulties are directly related to the methodological and playful process in teaching and learning quadratic equations. In order to achieve these objectives, a bibliographical survey was carried out on the topic and a data collection was carried out through the application of a questionnaire with 6 (six) questions related to the difficulties that students presented in understanding the solution of 2nd degree equations. It was clear that working in this way is very complicated and unpredictable, as the selection of participants was made using the contact list on my cell phone, where these people were selected because they were primary school students or had already had the opportunity to witness a class with playful material, then several questionnaires were sent and only 15 (fifteen) were returned answered. In the answers obtained, it was possible to notice that students present many difficulties when it comes to understanding the resolution of the 2nd degree equation, and that many do not know why they studied this mathematical content, in addition, it was clear in the answers that the methodologies presented by teachers to teach this content, may have a direct correlation with the difficulties presented by students. From the results obtained we can see how important the methodological process is in teaching, observing in the results of the questionnaire analysis the majority who responded that they had the opportunity to participate in a class with concrete and playful material also responded that this way they understood the content better .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquação do Segundo grau, Metodologia, Ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.subjectQuadratic equation, Methodology, Teaching-learning.pt_BR
dc.titleA importância do processo metodológico e lúdico no ensino/aprendizagem das equações de segundo graupt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the methodological and playful process in teaching/learning second degree equationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T13:12:16Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Rainey Ferreira do-
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as principais dificuldades dos alunos e se essas dificuldades estão diretamente relacionadas com o processo metodológico e lúdico no ensino e aprendizagem das equações do segundo grau, na busca de alcançar esses objetivos, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema e realizou-se um levantamento de dados a partir da aplicação de um questionário de 6 (seis) perguntas relacionadas as dificuldades que os alunos apresentavam sobre o entendimento da solução das equações do 2º grau. Ficou claro que trabalhar desta maneira, é muito complicado e imprevisível, pois a seleção dos participantes foi feita pela lista de contatos do meu aparelho celular, onde essas pessoas foram selecionadas pelo fato de serem alunos do ensino básico ou já estiveram a oportunidade de presenciar uma aula com material lúdico, em seguida diversos questionários foram enviados e somente 15 (quinze) foram devolvidos respondidos. Nas respostas obtidas, foi possível perceber que os alunos apresentam muitas dificuldades no que diz respeito a compreensão da resolução da equação do 2º grau, e que muitos não sabem por que estudaram esse conteúdo matemático, além do mais, ficou claro nas respostas que as metodologias apresentadas pelos professores para ensinar esse conteúdo, pode ter correlação direta com as dificuldades apresentadas pelos alunos. Pelos os resultados obtidos podemos observa o quanto é importante o processo metodológico no ensino, observando nos resultados da análise do questionário a maioria que responderam que estiveram a oportunidade de participar de uma aula com material concreto e lúdico também responderam que dessa forma compreenderam melhor o conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do processo metodológico e lúdico no ensino-aprendizagem das equações de segundo grau.pdf444,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.