DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5205
Título: Química no Cabelo - O Ensino de Ligações Químicas com Apoio de Cartilha Educativa no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Chemistry in Hair - Teaching Chemical Bonds with the Support of an Educational Booklet in High School
Autor(es): Moraes, Thaís dos Santos de Moraes
Orientador(es): Soares, Elzalina Ribeiro
Palavras-chave: Ligações químicas;Chemical bonds;Cartilha;Primer;Química no cabelo;Hair chemicals;Ensino Médio;High school
Data do documento: 29-Dez-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta a “Química no Cabelo” como temática a ser contextualizada com conteúdo referente ao ensino de química, desenvolvendo nos alunos a participação e motivação nas salas de aulas, tendo em vista que as dificuldades no aprendizado de química se dão pela mecanização de abstração de conceitos e fórmulas, resultando em aulas desinteressantes para os alunos. O tema proposto Química no cabelo ajudará no conteúdo Ligações químicas tendo em vista que as estruturas capilares possuem ligações de dissulfeto, ligações de hidrogênio e iônica, e que após os procedimentos químicos sofrem alterações. A proposta apresentada trabalha o ensino de química através de um tema transversal que é a saúde, que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) é um tema que deve ser inserido nos currículos escolares, uma vez que o mesmo contribui na formação cidadã e no campo de conhecimento. A metodologia escolhida utiliza a sequência inspirada na abordagem CTS, apesentada por Teixeira (2003) que segue cinco passos: 1) Questão social introduzida; 2) Uma tecnologia relacionada ao tema é analisada; 3) O conteúdo científico é trabalhado; 4) A tecnologia é estudada em função dos conteúdos, e 5) Retomada da questão social. A partir da metodologia usada os resultados foram: Relacionar a química no cabelo com o Ensino de Química; Mostrar a composição da estrutura capilar e suas divisões, bem como as ligações químicas presentes no cabelo; Informar sobre os riscos de alergias e danos prejudiciais a saúde por uso excessivo e inadequado de produtos químicos capilares; E validar o uso de cartilha educativa como recurso didático no Ensino de Química. Neste sentido, a temática Química no cabelo mostra-se eficiente no que diz respeito à contextualização de conteúdos com questões pertinentes a sociedade, uma vez apresentada à temática através de tópicos como: estrutura capilar, coloração, alisamento e riscos à saúde, questões encontradas no dia a dia de muitos alunos.
Abstract: This work presents “Hair Chemistry” as a theme to be contextualized with content related to chemistry teaching, developing students' participation and motivation in classrooms, considering that difficulties in learning chemistry occur through the mechanization of abstraction of concepts and formulas, resulting in classes uninteresting for students. The proposed topic Chemistry in hair will help with the content Chemical bonds considering that hair structures have disulfide bonds, hydrogen and ionic bonds, and which undergo changes after chemical procedures. A proposal presented works on teaching chemistry through a transversal theme which is the health, which according to the National Curricular Parameters (PCN’s) is a topic that should be inserted in school curricula, as it contributes to citizenship training and field of knowledge. The chosen methodology uses the sequence inspired by the approach CTS, presented by Teixeira (2003) which follows five steps: 1) Social issue introduced; 2) A technology related to the topic is analyzed; 3) The scientific content is worked on; 4) Technology is studied depending on the content, and 5) Resumption of the social issue. From of the methodology used, the results were: Relating chemistry in hair with the Teaching of Chemical; Show the composition of the hair structure and its divisions, as well as the connections chemicals present in the hair; Inform about the risks of allergies and harmful damage to health due to excessive and inappropriate use of chemical hair products; And validate the use of educational booklet as a teaching resource in Chemistry Teaching. In this sense, the theme of Chemistry in hair proves to be efficient with regard to contextualization of content with issues relevant to society, once presented to the thematic through topics such as: hair structure, coloring, straightening and health risks, issues encountered in the daily lives of many students.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5205
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Química no Cabelo - O Ensino de Ligações Químicas com Apoio de Cartilha Educativa no Ensino Médio.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.