DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5201
Título: O Ensino de História através da imagem dos Negros nos Livros Didáticos.
Título(s) alternativo(s): Teaching History through the image of Blacks in Textbooks.
Autor(es): Maciel, Gelcieny Amorim
Orientador(es): Abreu, Tenner Inauhiny de
Palavras-chave: imagem;image;negro;black;livro didático;textbooks;Lei 10.639/2003;Law 10.639/2003;cultura negra;black culture
Data do documento: 14-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as imagens do negro nos livros didáticos pesquisados do Ensino Fundamental e médio à luz da Lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. No primeiro momento apresenta-se um estudo teórico sobre o início da vinda dos negros para o Brasil, período da escravidão. No segundo momento um breve relato das lutas dos movimentos sociais para a criação da Lei que reconhece e valoriza de maneira correta a cultura negra. No terceiro momento há um relato do livro didático no Brasil e de como a imagem do negro está representado de maneira negativa, na maioria das vezes, nesse tão importante veículo de informação, finalizando com a política do branqueamento que idealiza a cor e a cultura da classe dominante excluindo assim a cultura e o povo negro, enfatizando assim para a formação do pensamento social e cultural da sociedade brasileira. Para encerrar, a pesquisa de campo aonde se encontra uma análise das imagens do negro nos livros didáticos na tentativa de perceber se depois da Lei que obriga o estudo correto dos estudos afros, essa imagem ainda é ilustrada de maneira subalterna, que dá continuidade a formação de um pensamento preconceituoso em relação aos negros no Brasil.
Abstract: The study aims to analyze the images of black people in the researched textbooks of elementary and high school in the light of Law 10.639/2003 that made Afro-Brazilian history and culture compulsory. In the first moment we present a theoretical study about the beginning of the coming of blacks to Brazil, period of slavery. In the second moment a brief account of the struggles of social movements for the creation of the Law that correctly recognizes and values the black culture. In the third moment there is an account of the textbook in Brazil and how the image of black people is represented in a negative way, most of the time, in this very important vehicle of information, ending with the bleaching policy that idealizes the color and culture of ruling class thus excluding black culture and people, thus emphasizing the formation of social and cultural thinking of Brazilian society. To conclude, the field research where is an analysis of black images in textbooks in an attempt to understand if after the Law that requires the correct study of Afro studies, this image is still ‘illustrated in a subaltern way, which continues the formation of prejudiced thinking about blacks in Brazil.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5201
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino de História através da imagem dos Negros nos Livros Didáticos..pdf687,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.