DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5197
Título: Resistência às inovações tecnológicas no serviço pública
Título(s) alternativo(s): Resistance to technological innovations in public service
Autor(es): Holanda, Camila Fernandes
Orientador(es): Rizzato, Sálvio de Castro e Costa
Palavras-chave: Administração - Curso;Serviço Público;Resistência;Mudança;Tecnologia;Organização
Data do documento: 29-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Ao implementar uma inovação tecnológica no setor público, é possível que ocorram resistências à mudança no ambiente organizacional. Essa é uma das principais barreiras a serem enfrentadas no âmbito dos avanços tecnológicos no serviço público. Visto isso, o objetivo geral desse artigo é avaliar a resistência às mudanças tecnológicas dos servidores públicos na organização. Para isso, o método utilizado foi quali-quantitativo, com características explicativas e descritivas. A pesquisa para coleta de dados foi feita com uma amostra de 40 servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, durante os meses de maio a julho de 2021.Os instrumentos de pesquisa adotados foram questionários com perguntas fechadas e aberta. A análise dos dados foi baseada em pesquisas bibliográficas acerca da problemática em questão. Os resultados encontrados corroboram estudos da literatura e mostram que a maioria dos entrevistados são resistentes às mudanças devido alguns fatores como a falta de interesse, o não domínio da tecnologia e comodismo. Por fim, estes achados confirmam a importância desse estudo para o profissional da Administração e sociedade, pois essa barreira gera várias consequências para a instituição, afetando diretamente e indiretamente o desenvolvimento das atividades e produtividade da Organização e também, prejudicando serviços externos que estão ligados indiretamente à ela.
Abstract: When implementing a technological innovation in the public sector, resistance to change is inevitable in the organizational environment. This is one of the main barriers to be faced in the context of technological advances in public service. Having said that, the general objective of this article is to assess the resistance to technological changes of public servants in the organization. For this, the method used was quali-quantitative, with explanatory and descriptive characteristics. Thesurvey for data collection was carried out with a sample of 40 employees of the Court of Auditors of the State of Amazonas, from May to July 2021. The survey instruments adopted were questionnaires with closed and open questions. Data analysis was based on bibliographic research on the issue in question. The results found corroborate studies in the literature and show that most respondents are resistant to change due to factors such as lack of interest, lack of mastery of technology and self- indulgence. Finally, these findings confirm the importance of this study for professionals in Administration and society, as this barrier generates several consequences for the institution, directly and indirectly affecting the development of the Organization's activities and productivity and also harming external services that are indirectly linked to her.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5197
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resistência às inovações tecnológicas no serviço público.pdf818,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.