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Título: Análise sobre o impacto da capacitação do servidor público - estudo de caso da ESUDPAM- Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the impact of public servant training - case study of ESUDPAM - higher school of the Public Defender's Office in the state of Amazonas
Autor(es): Pimentel, Maiara Costa
Orientador(es): Bittencourt, Maryângela Aguiar
Palavras-chave: Administração - Curso;Gestão de Pessoa;Escolas de Governo;Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A abordagem sobre impacto da capacitação profissional do servidor público, em específico, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por intermédio da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – ESUDPAM, se faz necessária, uma vez que, a capacitação é uma ferramenta muito importante para que haja a mudança no comportamento do servidor público. Para que consiga uma constante melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição, é preciso dar atenção especial ao servidor, com ações que contribuam para sua motivação, seu comprometimento e sua atuação mais eficiente. Este trabalho pretende compreender o processo de capacitação profissional, bem como demonstrar a relevância das práticas de Gestão de Pessoas, contemplando a pessoa como a essência das organizações. O objetivo é expor a importância e analisar o impacto da capacitação profissional do servidor público da DPE-AM, pontuar a Defensoria Pública como instituição de promoção do acesso à justiça, destacando o papel da Escola Pública da Defensoria Pública do Estado do Amazonas e identificar as vantagens e desafios da migração dos cursos promovidos pela ESUDPAM para o formato online adotado a partir de 2020.A metodologia utilizada contempla um misto de pesquisa bibliográfica combinada com análise de documentos oficiais da DPE-AM, a exemplo dos relatórios anuais elaborados pela escola, além dos editais de divulgação dos cursos, obtidos no portal oficial da instituição. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quanto aos fins, considera-se a pesquisa exploratória. O principal resultado alcançado é que nota-se a crescente disponibilidade e procura por cursos, que englobam tanto as áreas jurídicas, quanto às administrativas, entre diversos outros temas que contribuam para o melhor atendimento.
Abstract: The approach to the impact of professional training of public servants, in particular, the Public Defender of the State of Amazonas, through the Superior School of the Public Defender of the State of Amazonas - ESUDPAM, is necessary, since training is a tool very important for there to be a change in the behavior of public servants. In order to achieve a constant improvement in the quality of services provided by the institution, it is necessary to pay special attention to the server, with actions that contribute to their motivation, commitment and more efficient performance. This work aims to understand the process of professional training, as well as demonstrate the relevance of People Management practices, considering the person as the essence of organizations. The objective is to expose the importance and analyze the impact of professional training of public servants of the DPE-AM, point out the Public Defender's Office as an institution promoting access to justice, highlighting the role of the Public School of the Public Defender of the State of Amazonas and identify the advantages and challenges of the migration of courses promoted by ESUDPAM to the online format adopted from 2020. The methodology used contemplates a mix of bibliographic research combined with analysis of official documents of the DPE-AM, such as the annual reports prepared by the school, in addition to public notices for the courses, obtained from the official website of the institution. As for the approach, the research is qualitative and as for the purposes, it is considered exploratory research. The main result achieved is that there is a growing availability and demand for courses, which encompass both the legal and administrative areas, among several other topics that contribute to better service.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5196
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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