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Título: Treinamento e desenvolvimento - T&D: estudo de caso em uma instituição de ensino superior estadual
Título(s) alternativo(s): Training and development - T&D: case study in a state higher education institution
Autor(es): Souza, Moyses Silva de
Orientador(es): Maduro, Márcia Ribeiro
Palavras-chave: Administração - Curso;Treinamento e Desenvolvimento – T&D;Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT;Impactos do Treinamento no Trabalho
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Em um contexto volátil, onde as mudanças ocorrem de forma frenética, as empresas buscam sempre aumentar a produtividade de seus colaboradores, no setor público as necessidades não são opostas ao mercado, busca-se atender o público com a maior efetividade possível. Nesse contexto, as políticas de Recursos Humanos – RH são imprescindíveis para o atendimento satisfatório aos cidadãos. Este artigo abordará um caso relacionado ao Treinamento e Desenvolvimento – T&D na área de planejamento de uma Instituição de Ensino Superior Estadual. Para tal, buscou-se verificar as políticas de T&D desempenhadas pela instituição, a fim de manter seu corpo técnico administrativo capacitado. Para tanto, a pesquisa foi classificada como descritiva-explicativa de caráter quantitativo, considerando o universo que correspondeu a 33 técnicos administrativos. Os resultados demonstraram um baixo nível de aderência aos cursos, notou-se um baixo desenvolvimento dos técnicos administrativos pela rigidez da estrutura, que obedece às leis específicas que a quase 10 anos não são revisadas, observou-se também, algumas necessidades de treinamento e notou-se que os impacto dos cursos existentes são baixos, não motivando os técnicos e nem agregando novas competências para a grande maioria. Em resumo, observou-se que a universidade não está suprindo as demandas, existe uma grande dependência de outros órgãos para o treinamento, bem como, existe uma carência de alinhamento estratégico da cúpula da instituição voltada para o treinamento.
Abstract: In a volatile context, where changes occur in a frantic way, companies always seek to increase the productivity of their employees, in the public sector the needs are not opposed to the market, seeking to serve the public as effectively as possible. In this context, Human Resources – HR policies are essential for the satisfactory service to citizens. This article will address a case related to Training and Development – T&D in the planning area of a State Higher Education Institution. To this end, we sought to verify the T&D policies performed by the institution, in order to keep its administrative technical staff trained. Therefore, the research classified as descriptive-explanatory with a quantitative character, considering the universe that corresponded to 33 administrative technicians. The results showed a low level of adherence to the courses, there was a low development of administrative technicians due to the rigidity of the structure, which complies with specific laws that have not been revised for nearly 10 years, it was also observed some training needs and noted It should be noted that the impact of existing courses was low, not motivating technicians or adding new skills for the vast majority. In summary, it observed that the university is not meeting the demands, there is a great dependence on other bodies for training and there is a lack of strategic alignment with the top of the institution dedicated to training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5189
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