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Título: A percepção da comunidade acadêmica dos discentes do curso de administração sobre a ouvidoria de uma universidade pública
Título(s) alternativo(s): The perception of the academic community of administration course students about the ombudsman service at a public university
Autor(es): Mello, Beatriz Guerreiro de
Orientador(es): Bittencourt, Maryângela Aguiar
Palavras-chave: Administração - Curso;Ouvidoria;Universidade;Gestão Pública
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A ouvidoria surgiu no Brasil em 1986 e desde então é uma ferramenta que vem sendo implantada em diversas áreas, tanto públicas quanto privadas, para servir como mediadora entre gestão e público, neste trabalho acadêmico, buscou-se entender como funciona esse relacionamento em uma Universidade Pública, entre sua gestão e seu público. Portanto, o objetivo geral do artigo é analisar a importância que a Ouvidoria tem na comunicação entre a gestão da universidade e seus clientes, visando observar como isso afeta a eficiência do serviço prestado. Todavia, se considera um estudo positivo em razão de trazer melhorias entre a ferramenta de mediação, gestão e comunidade acadêmica. Haja vista que em relação à forma de abordagem foi elaborado um estudo de caso com os acadêmicos do curso de administração da Universidade pesquisada, além da pesquisa documental e bibliográfica, aliados aos conhecimentos prévios adquiridos pela pesquisadora ao decorrer do curso, para que se possa chegar a uma conclusão em relação aos questionamentos que geraram este estudo. Entretanto, o estudo foi importante para atingir os resultados que ilustraram ainda existir um déficit entre a comunicação e divulgação dos serviços da ouvidoria na universidade
Abstract: The ombudsman appeared in Brazil in 1986 and since then it has been a tool that has been put into practice in several areas, both public and private, to be a mediator between management and the public. In this academic essay, it was the goal to understand how this relationship works in a Public University, between the management and its public. Therefore, the general objective of the article is to analyze the importance of the Ombudsman in the communication between the university management and its clients, aiming to observe how this affects the efficiency of the service provided. However, it is considered a positive study because it can bring improvements between the mediation tool between management and the academic community. Considering that, about the approach, it was made a case study with the students of the administration course at the University researched, in addition to documentary and bibliographic research, with to the previous knowledge acquired by the researcher throughout the course, so that it can be reached a conclusion regarding the questions that generated this study. However, the study was important because it reached the results that showed that there is still a lack of communication and dissemination of ombudsman services in the university
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5185
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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