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Título: Análise de fatores motivacionais: estudo de caso em uma instituição pública
Título(s) alternativo(s): Analysis of motivational factors: case study in a public institution
Autor(es): Rocha, Giovana Lemos
Orientador(es): Rizzato, Sálvio de Castro e Costa
Palavras-chave: Administração - Curso;Motivação;Recursos Humanos;Gestão de pessoas;Gestão estratégica
Data do documento: 29-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A inserção do capital humano como vantagem competitiva estimulou os estudos da motivação no trabalho, todavia, observou-se que a esfera pública tem particularidades. O objetivo geral é identificar os fatores motivacionais dos colaboradores de uma Instituição Pública. O método é quali-quantitativo, com abordagem exploratória e descritiva. Os dados foram coletados na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade do Estado do Amazonas, durante os meses de junho a julho de 2021, a amostra constituiu 90% da população. Os instrumentos de pesquisa adotados foram questionários e roteiros de entrevista adaptados de dissertação de mestrado e análise documental. Dos resultados: 90% dos colaboradores aplicam a relação interpessoal como fator de satisfação e 50 a 60% escolheram reconhecimento e enriquecimento de tarefas; Esses resultados foram analisados pela ótica das teorias de Maslow e Herzberg e por teorias complementares e estudos de casos no setor público, contribuindo na construção de uma proposta de ação potencializadora. Conclui-se que a remuneração não é fator preponderante na motivação desses colaboradores, portanto, as ações da Instituição satisfazem os fatores higiênicos, mas pouco contribuem para satisfazer os motivacionais e o impeditivo deste está relacionado com a falta de uma gestão estratégica na gestão de pessoas.
Abstract: The human’s capital inclusion as a competitive advantage stimulated work motivation studies, however, it was observed that the public sphere has particularities. The general objective is identify the motivational factors of a Public Institution’s employees. The method is quali-quantitative, with an exploratory and descriptive approach. The data were collected at the Pro-Rectory of Planning of the University of the State of Amazonas, from June to July 2021, the sample constituted 90% of the population. The research instruments adopted were questionnaires and interview scripts adapted from the master's thesis and document analysis. Results: 90% of employees apply the interpersonal relationship as a factor of satisfaction and 50 to 60% chose recognition and enrichment of tasks; These results were analyzed from the perspective of the theories of Maslow and Herzberg and by complementary theories and case studies in the public sector, contributing to the construction of a proposal for an empowering action. It is concluded that remuneration is not a preponderant factor in the motivation of these employees, therefore, the actions taken by the Institution satisfy the hygienic factors, but contribute little to satisfying the motivational factors and the impediment of this is related to the lack of strategic management in the management of people.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5182
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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