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Título: As dificuldades dos professores no ensino das crianças indígenas do 5° ano do ensino fundamental I em uma escola urbana de Parintins
Título(s) alternativo(s): Teachers' difficulties in teaching indigenous children in the 5th year of elementary school I in an urban school in Parintins
Autor(es): Ribeiro, Nelcyara da Silva
Orientador(es): Batista Filho, Ágdo Regis
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena;Dificuldades dos Professores;Ensino das Crianças Indígenas;Escola Urbana
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RIBEIRO, Nelcyara da Silva. As dificuldades dos professores no ensino das crianças indígenas do 5° ano do ensino fundamental I em uma escola urbana de Parintins. 2023. 69f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: A pesquisa empreendida consiste em uma análise sobre as dificuldades dos professores do ensino das crianças indígenas do 5° ano do Ensino Fundamental I em uma escola urbana de Parintins. Este trabalho teve como finalidade compreender as principais dificuldades que os professores da escola urbana enfrentam no processo de ensino das crianças indígenas. Para aprofundar este estudo buscou-se as discussões e reflexões dos seguintes teóricos: Andrade e Silva (2017), Grupioni (2001), Luciano (2006), Munduruku (2012), Ramos, Nogueira e Franco (2019), Menezes (2018) e Vygotsky (2001). O caminho metodológico da presente pesquisa realizou-se com base em estudo de caso do tipo qualitativo, tendo como método de abordagem fenomenológico e como técnica de pesquisa utilizou-se entrevista estruturada e questionário aberto para coletar os dados e informações dos professores do 5° ano do Ensino Fundamental I. A investigação apontou como principais dificuldades, falta de diálogo das crianças indígenas com os professores; diferenças das línguas, dificuldade das crianças na compreensão da Língua Portuguesa; a falta de metodologias, carência de materiais didáticos específicos e diferenciados e a falta de investimentos; as formações iniciais insuficientes com apenas uma disciplina teórica e as formações continuadas que não estão sendo ofertadas pela SEMED e nem pela escola. Compreendeu-se que as dificuldades dos professores estão atreladas as formações iniciais que não foram disponibilizadas disciplinas direcionadas a temática indígena e muito menos disciplinas com teórico-práticas que possibilitassem uma experiência e apropriação das metodologias específicas e diferenciadas, além disso, compreendeu-se que as formações continuadas que não foram ofertadas são essenciais para as inovações metodológicas e para a qualificação dos professores.
Abstract: The research undertaken consists of an analysis of the difficulties of teachers in teaching indigenous children in the 5th year of Elementary School in an urban school in Parintins. This work aimed to understand the main difficulties that urban school teachers face in the process of teaching indigenous children. To deepen this study, the discussions and reflections of the following theorists were sought: Andrade e Silva (2017), Grupioni (2001), Luciano (2006), Munduruku (2012), Mubarac Sobrinho (2011), Ramos, Nogueira and Franco (2019), Menezes (2018) and Vygotsky (2001). The methodological path of the present research was carried out based on a case study of the qualitative type, having as a phenomenological approach method and as a research technique, a structured interview and an open questionnaire were used to collect data and information from the 5th grade teachers of Elementary School I. The investigation pointed out as main difficulties, lack of dialogue between indigenous children and teachers; language differences, children's difficulty in understanding Portuguese; the lack of methodologies, the lack of specific and differentiated didactic materials and the lack of investments; insufficient initial training with only one theoretical subject and continuing training that is not being offered by SEMED or by the school. It was understood that the teachers' difficulties are linked to the initial training that disciplines directed to indigenous themes were not made available, much less disciplines with theoretical-practices that would allow an experience and appropriation of specific and differentiated methodologies, in addition, it was understood that the continuing education that was not offered is essential for methodological innovations and for the qualification of teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5180
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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