DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/517
Título: O uso de multimídia, como recurso didatico, no ensino da matemática
Título(s) alternativo(s): The use of multimedia, as a teaching resource, in the teaching of mathematics
Autor(es): Araújo, Lucas Rodrigues de
Palavras-chave: Multimídias;Processo ensino-aprendizagem;Ensino e aprendizagem;TICs;Matemática;Matemática - ensino fundamental
Data do documento: 22-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Gradually the use of multimedia were earning their place at school, and today, in some schools in Brazil, are very important for the teaching-learning process. Thus, it aimed to: analyze how the multimedia contribute to the process of assimilation of mathematical content in the 5th year of elementary school; and specifically identify students' difficulties in the assimilation of mathematical content; devise exercises that will help in the assimilation of mathematical content; develop recreational and play activities, with the help of multimedia; get feedback from students on the subjects studied, based on elaborate instrument for data collection; assess the outcome of the exercises in order to understand the level of knowledge acquired in class. Due to the growing use of multimedia at school, was chosen the following theme for this project: The use of multimedia as a teaching resource in the teaching of mathematics. To support this work, works were used the following authors: Demo (2006), Kenski (2003, 2015), Levy (1999), Simoka (2008), Valente (1994). The qualitative approach was the path chosen to achieve this , and participant observation as a method , according to Goldemberg (2009). The work contributed in minimizing the difficulties that students have in assimilating mathematical content and in addition, the type of evaluation chosen brought at the undergraduate, other reflections about the doings of the teacher, as well as theoretical and practical training provided by Stage disciplines supervised Computing I and II.
Descrição: Aos poucos, o uso das multimídias foram ganhando seu lugar no espaço escolar, e hoje, são importantíssimas como recurso didático e dinamizador do processo de ensinoaprendizagem. Na intenção de potencializar o uso das multimídias na Escola Yeda Henriques de Souza Auzier, objetivou-se: analisar de que forma as multimídias contribuirão para o processo de assimilação de conteúdos matemáticos no 5º ano do Ensino Fundamental; e especificamente, identificar quais as dificuldades dos alunos na assimilação dos conteúdos matemáticos; elaborar exercícios que ajudarão na assimilação dos conteúdos matemáticos; desenvolver atividades lúdicas e brincadeiras, com o auxílio das multimídias; obter feedback dos alunos sobre os assuntos estudados, com base em instrumento elaborado para a coleta de dados; avaliar o resultado dos exercícios com o objetivo de compreender o nível de conhecimento adquirido nas aulas. Para embasar este trabalho seguimos as ideias de autores como: Demo (2006), Kenski (2003, 2015), Lévy (1999), Simoka (2008) e Valente (1994). A abordagem qualitativa foi o caminho escolhido para a realização deste, tendo a observação participante como método, de acordo com Goldemberg (2009). O trabalho contribuiu na minimização da dificuldade que os alunos tinham na assimilação de conteúdos matemáticos e, além disso, o tipo de avaliação escolhido trouxe, ao graduando, outras reflexões sobre os fazeres do professor, além da formação teórico-prática proporcionada pelas disciplinas de Estágio Supervisionado em Computação I e II.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/517
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de multimídia, como recurso didatico, no ensino da matemática.pdf533,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons