DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5166
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorSantos, João Victor Da Silva-
dc.date.available2023-10-06-
dc.date.available2023-10-09T13:35:34Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5166-
dc.description.abstractThrough an observation made of companies in the retail trade sector of natural plants and flowers located on Avenida Joaquim Nabuco, center of Manaus, (here called flower circle); about the degree of relationship with their peers and others market actors, a lack of business communication between them was detected, which made the production process more expensive and without the market coverage that would have work in partnership, in this way, this work aims to present the concept and propose the creation of the cluster, identifying the importance of its application to leverage the productivity of this APL; identify the difficulties and problems faced by entrepreneurs in the sector and analyze the competitive development of these companies. The data presented were collected following a research methodological orientation bibliographic and qualitative, using as research techniques and instruments: a) diary field for recording observations and interviews carried out on site; b) Carrying out interviews prepared from a script of semi-structured questions applied to managers; c) Systematic and participant observation (since the researcher is employee of one of the companies participating in the circle). The results expose the difficulties that the sector faces in achieving competitive advantage, portrayed by its managers themselves, such as: drop in profitability due to geographic proximity and price and product competition; logistical difficulties in replenishing stock; difficulties in relationships with partners and collaborators; emergence of new competitors, brought by globalization and the complicated adaptation to the new market. In this way, maximizing the understanding that the cluster is the most viable form of these companies achieve competitive advantage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração - Cursopt_BR
dc.subjectClusterpt_BR
dc.subjectCírculo das Florespt_BR
dc.subjectSetor Econômicopt_BR
dc.subjectVantagem Competitivapt_BR
dc.subjectAPLpt_BR
dc.titleCluster de micro e pequenas empresas na área de comércio varejista de plantas e flores no Centro de Manauspt_BR
dc.title.alternativeCluster of micro and small companies in the plant and flower retail trade area in the Center of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T13:35:34Z-
dc.contributor.advisor1Ferret, Clairton Fontoura-
dc.description.resumoPor meio de uma observação feita as empresas do ramo de comércio varejista de plantas e flores naturais situadas na avenida Joaquim nabuco, centro de Manaus, (aqui chamadas de círculo das flores); sobre o grau de relacionamento com seus pares e outros atores do mercado, detectou-se uma falta de comunicação empresarial entre elas, o que tornou o processo produtivo mais caro e sem a abrangência de mercado que teria se atuassem em parceria, desta forma, este trabalho tem como objetivos apresentar o conceito e propor a criação do cluster, identificando a importância de sua aplicação para alavancar a produtividade deste APL; identificar as dificuldades e problemas enfrentados por empresários do setor e analisar o desenvolvimento competitivo destas empresas. Os dados apresentados foram coletados seguindo uma orientação metodológica de pesquisa de tipo bibliográfica e qualitativa, utilizando como técnicas e instrumentos de pesquisa: a) diário de campo para registro das observações e entrevistas feitas in loco; b) Realização de entrevistas elaboradas a partir de um roteiro de perguntas semiestruturadas aplicadas aos gestores; c) Observação sistemática e participante (uma vez que o pesquisador é funcionário de uma das empresas participantes do círculo). Os resultados expõem as dificuldades que o setor enfrenta para alcançar a vantagem competitiva, retratadas por seus próprios gestores, tais como: queda da lucratividade devido à proximidade geográfica e competição por preço e produto; dificuldades logísticas para reabastecimento de estoque; dificuldades na relação com seus parceiros e colaboradores; surgimento de novos concorrentes, trazidos pela globalização e a complicada adaptação ao novo mercado. Desta forma maximizando o entendimento de que o cluster é a forma mais viável destas empresas alcançarem a vantagem competitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.