DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarinho, Caroline Carneiro-
dc.date.available2023-10-06-
dc.date.available2023-10-09T13:32:00Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Caroline Carneiro. Aplicação de sequência didática para o preparo de caixas entomológicas na Escola Municipal Hilma Dutra, Barreirinha-AM. 2023. 41f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5163-
dc.description.abstractThis work was planned to be developed with 55 students of the 8th grade of elementary school, seeking to highlight the importance that the study of the morphology of insects can have for the teaching of Sciences, through their anatomical structures, learned through the construction of entomological boxes.The study of insects is usually done paying little attention to what is consistent with concepts about their physiology, morphology or even their ecology, always highlighting the damage they cause to man. With expository classes in the classroom, collections in the surroundings of the school, in the nearby green areas and the assembly of the entomological boxes, they could observe through images all the structures present in the insects, however, the use of non-formal space was of great relevance in this work, because removing the students from the classroom and taking them to another environment, aroused a significant interest in relation to the work proposed to them, which in the case in question was the construction of the entomological box for the study of the external morphology of insects, these animals being collected by the students themselves. 02 entomological boxes were built in each class of the 8th grade, each of them being constituted of the following orders of the Insecta Class: blatódes, Coleoptera, Diptera, Hemipterans, Hymenoptera, Lepidoptera, Odonates, Orthopterans and Tisanurons.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCaixa Entomológicapt_BR
dc.subjectClasse Insectapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleAplicação de sequência didática para o preparo de caixas entomológicas na Escola Municipal Hilma Dutra, Barreirinha-AMpt_BR
dc.title.alternativeApplication of a didactic sequence for the preparation of entomological boxes at the Hilma Dutra Municipal School, Barreirinha-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T13:32:00Z-
dc.creator.ID028709232-10pt_BR
dc.contributor.advisor1Trindade, Dilcindo Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.contributor.referee1Trindade, Dilcindo Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Adailton Moreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9899572378161625pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi planejado para ser desenvolvido com 55 alunos do 8º ano do ensino fundamental, buscando destacar a importância que o estudo da morfologia dos insetos pode ter para o ensino de Ciências, através de suas estruturas anatômicas, aprendidas através da construção de caixas entomológicas. O estudo de insetos, geralmente é feito prestando-se pouca atenção no que condiz a conceitos sobre sua fisiologia, morfologia ou até mesmo sua ecologia, dando-se destaque sempre aos prejuízos que eles causam ao homem. Com aulas expositivas na sala de aula, coletas no entorno da escola, nas áreas verdes próximas e a montagem das caixas entomológicas, os mesmos puderam observar através de imagens todas as estruturas presentes nos insetos, entretanto, o uso do espaço não formal foi de grande relevância neste trabalho, pois retirando os alunos da sala de aula e os levando para outro ambiente, despertou um interesse significativo em relação ao trabalho proposto a eles que no caso em questão foi à construção da caixa entomológica para o estudo da morfologia externa dos insetos, sendo esses animais coletados pelos próprios alunos. Foram preparadas 02 caixas entomológicas, uma em cada turmas do 8º ano, cada uma delas sendo constituídas das seguintes ordens da Classe Insecta: Blatódeos, Coleópteros, Hemípteros, Himenópteros, Lepidópteros, Odonatos e Ortópteros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBURQUERQUE, F. P. et al. Entomologia no ensino médio técnico agrícola: Uma proposta de trabalho. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 251-265, 2014. AUAD, A. M.; FONSECA, M. das G. A entomologia nos cenários das mudanças climáticas. In: BETTIOL, W. et al. (org.) Aquecimento global e problemas fitossanitários. Brasília: Embrapa, 2017, p. 93-115. AZEVEDO, M. N.; BEZERRA, M. H. B.; PIRES, A. R. Crianças e professores em situações de aprendizagem: investigando e aprendendo com os animais que vivem na escola. Scielo. 2006. BARBOSA, R. M. N., JOFILI, Z. M. S. (2004). Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência e Educação, 10(1), 55-61. BARNES, R. D. et al. Zoologia dos Invertebrados. 6º ed. São Paulo: Roca, 1996. BORROR, D. J.; DELONG, D. M. Introdução aos estudos dos insetos. São Paulo: Blücher, 1988 CAMARGO, A. J. A. et al. Coleções entomológicas: legislação, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. Embrapa, Brasília, 2015. CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática.São Paulo, 2009. Pioneira Thomson. CARVALHO, M.R.R. Confecção de caixa entomológica e identificação como atividade prática para o ensino de entomologia. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Escola Normal Superior – ENS. Manaus – AM. 2019. Disponível em: < http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/bitstream/riuea/3649/1/Confec%C3%A7%C3%A3o%20de%20caixa%20entomol%C3%B3gica%20e%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20como%20atividade%20pr%C3%A1tica%20para%20o%20ensino%20de%20entomologia.pdf > Acesso em: 03/06/2023. <adaptado>. COSTA, C., IDE, S., ROSADO-NETO, G. H., GALILEO, M. H. M., FONSECA, C. R. V., VALENTE, R. M., MONNÉ, M. A. (2000). Diagnóstico del conocimiento de las principales coleciones brasileñas de coleóptera. In Martín-Piera, F., Morrone, J. J., Melic, A. (Coords.), Proyecto para Iberoamérica de Entomología Sistemática (p. 115-136). Zaragoza: Sociedad Entomológica Aragonesa. CROCOMO, W. B. O. Que é o Manejo de Pragas. In: CROCOMO, Wilson B. (Org). Manejo Integrado de Pragas. Botucatu: UNESP, 1990. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1997. DIÁZ, D. P. P.; VINHOLI JÚNIOR, A. J. Estratégias, finalidades e contribuições da entomologia no ensino de ciências e biologia: Contribuições da entomologia no ensino de conceitos da biologia. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación. v. XI, n. 1, p. 126-139, fev-mar, 2020. 37 FRIDA, A., MODRO, H., de SOUSA COSTA, M., MAIA, E., & ABURAYA, F. H. (2009). Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz doXingu, Mato Grosso, Brasil. Revista Biotemas, 22(2), 153-159. GALLO, D. et al. Entomologia Agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002, 920 p. GARDNER, H. Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. GERHART, T.; SILVEIRA, D. Metodos de Pesquisa. 1º ED. Porto Alegre, 2009 GUEDES, R.S., SANTOS, W.S., MEDEIROS, F.S., MEDEIROS, W.P., ALMEIDA, A.B.M. (2016). Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 11(2), 1-7. GULLAN, P. J., CRANSTON, P. S. Os Insetos: Um Resumo de Entomologia. 4º ed São Paulo: Roca, 2012. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127 p. (Coleção questões de nossa época). KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011. LEAL, S. C. Uso de metodologias ativas no ensino de entomologia no ensino médio. 2020. 192 f. (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. LIMA, V. A. de. Atividades Experimentais no ensino médio: reflexão de um grupo de professores a partir do tema eletroquímica. Dissertação de Mestrado – USP: São Paulo. 2004. MATOS, C. H. C., OLIVEIRA, C. R. F., SANTOS, P. M. F., FERRAZ, C. S. (2009). Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 9(1), 19-23. MUNHOZ, E. M. B.; SILVEIRA, M. S.; LIMA, J. S. Confecção de caixa entomológica como estratégia de mediação do conhecimento científico no ensino fundamental. In: XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Paraná: 2015. NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciências. São Carlos – SP, n. 24, 26 de maio de 2004. NEVES, D. P. et al. Parasitologia Humana. 11º ed São Paulo: Atheneu, 2004. OLIVEIRA, M. A. et al. Bioindicadores ambientais: insetos como um instrumento desta avaliação. Revista Ceres. v. 61, p. 800–807, nov./dez. 2014. PERONTI, A. L. B. G.; NARDY, R. M. C.; AYRES, O. M.; RONQUIM, J. C.; RONQUIM, C. C. Percepção ambiental da população de São Carlos (SP) sobre os insetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 2, 1998, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 1998. p. 98. RICHTER, E, HERMEL. E. E. S., GÜLLICH. R. I. C. Ensino de Zoologia: concepções e metodologias na prática docente. Revista multidisciplinar de licenciatura e formação Docente. V. 15, n 1, 2017. 38 ROSA, M. I. de F. P. dos S.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v.9, n.1, p.27-39, 2003. SANTOS, D. C. J., SOUTO, L. S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, 7(5), 01-08. SOBRINHO, R. S. A importância do ensino da biologia para o cotidiano. Monografia: Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, 2009. p.34. USBERCO, J. et al. Companhia das Ciências 7. 4º ed São Paulo: Saraiva, 2015. WINK, C. et al. Insetos edáficos como indicadores de qualidade ambiental. Revista de Ciências Agroveterinárias, v.4, n.1, p. 60-71, 2005.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.