DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5135
Título: O uso de Paródias no Ensino de Química em Escolas Públicas de Tefé
Título(s) alternativo(s): The use of Parodies in Chemistry Teaching in Public Schools in Tefé
Autor(es): Cardoso, Eliel Macuna
Orientador(es): Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa
Palavras-chave: Música no ensino de química;Music in chemistry teaching;Paródia meu átomo;Parody my atom;Distribuição eletrônica;Eletronic distribution
Data do documento: 21-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A música se faz presente na vida dos estudantes principalmente, por meio de um aparelho celular, é uma arte que eles apreciam e gostam. A música em forma de paródia pode ser trabalhada em sala de aula, pois desperta o interesse dos alunos e faz com que eles participem da atividade proposta. Com isso, este trabalho tem o objetivo de entender as contribuições do uso de músicas parodiada no processo de aprendizagem em Química, identificando o quanto esse método pode auxiliar no ensino de Química. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa de campo, em uma escola estadual no município de Tefé – AM. O questionário foi usado como instrumento de coleta de dados em uma turma do 1º ano do ensino médio, esses dados foram tabulados e feito uma análise quantitativa e qualitativa. Para tanto, com a parodia “Nosso Átomo” foi desenvolvida uma aula de distribuição eletrônica, e os resultados mostraram que houve grande concordância dos alunos quanto a metodologia adotada. Os resultados mostraram que a metodologia é uma boa estratégia para o ensino de química, que é uma maneira mais atrativa de ensinar e que ajudou na fixação do conteúdo. Contudo, foi verificado que a paródia é um recurso que pode ajudar nos conteúdos de química por proporcionar muitas possiblidades de absorção de conhecimento de maneira mais prazerosa
Abstract: Music is present in the lives of students mainly through a device cell phone, it is an art that they appreciate and enjoy. Music in the form of a parody can be worked in the classroom, as it arouses students’ interest and makes them participate of the proposed activity. Therefore, this work aims to understand the contributions of use of parodied music in the learning process in Chemistry, identifying how much This method can help in teaching Chemistry. The methodology used in the work was field research, in a state school in the municipality of Tefé – AM. The questionnaire was used as a data collection instrument in a 1st year high school class, these data were tabulated and a quantitative and qualitative analysis was carried out. Therefore, with the parody “Our Atom” an electronic distribution class was developed, and the results showed that there was great agreement among students regarding the methodology adopted. The results showed that the methodology is a good strategy for teaching chemistry, which is a way more attractive to teach and helped to consolidate the content. However, it was found that the Parody is a resource that can help with chemistry content by providing many possibilities for absorbing knowledge in a more pleasurable way
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5135
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Uso de Paródias no Ensino de Química em Escolas Públicas de Tefé.pdf374,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.