DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5104
Título: Pandemia da Covid-19 dificuldades e desafios do professor de biologia e dos alunos do 2º ano do ensino médio da escola estadual indígena São Leopoldo I do município de Benjamin Constant-AM
Autor(es): Clemente, Francirley Mariano
Orientador(es): Nunes, Luciano Caetano
Palavras-chave: Pandemia;Covid-19;Desafios;Dificuldades;Ensino aprendizagem
Data do documento: 2-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O novo Coronavírus foi conhecido mundialmente em 2019, se tornando o assunto principal nos meios de comunicação. Chegou ao Brasil após o primeiro diagnóstico em Wuhan na China. O MEC (Ministério da Educação e Cultura) publicou uma portaria (343 de 17 de março de 2020) que dispôs sobre a substituição das aulas presenciais por online durante a pandemia. Também deu liberdade para as escolas suspenderem as aulas ou anteciparem férias. Na Escola Estadual Indígena São Leopoldo I, anexo da Escola Estadual Cacique Manoel Florentino Mecüracü em Benjamin Constant-AM, por ser do interior e da área indígena, houve muitas dificuldades para que professores e alunos se adequassem a um novo modelo de ensino, sendo definida as aulas híbridas como a melhor estratégia. O presente artigo pretende mostrar uma análise das dificuldades e desafios do professor de biologia e dos alunos do 2º ano do ensino médio da referida escola durante a pandemia da covid 19, a fim de fornecer subsídios para se estabelecer melhorias no processo ensino-aprendizagem. Os métodos utilizados quanto a abordagem foi a Pesquisa Qualitativa, quanto a natureza a Pesquisa Aplicada, os procedimentos técnicos foram a Pesquisa Bibliográfica e Estudo de Campo, e os instrumentos para a coleta de dados foram a observação e o questionário. Diante das observações e das respostas do entrevistado compreendeu-se a necessidade de serem desenvolvidas atividades que subsidiassem na melhoria da aprendizagem dos conteúdos de biologia. Dessa forma pôde-se colaborar com o ensino de conteúdos importantes para o entendimento sobre o mundo vivo e para a percepção da singularidade da vida humana relativamente aos demais seres vivos em função da sua incomparável capacidade de intervenção no mundo.
Abstract: The new Coronavirus was known worldwide in 2019, becoming the topic main in the media. He arrived in Brazil after the first diagnosis in Wuhan in China. The MEC (Ministry of Education and Culture) published an ordinance (343 of March 17, 2020) which provided for the replacement of face-to-face classes with online classes during the pandemic. It also gave schools the freedom to suspend classes or anticipate vacations. At the São Leopoldo I Indigenous State School, annex to the School State Cacique Manoel Florentino Mecüracü in Benjamin Constant-AM, as he is from interior and indigenous areas, there were many difficulties for teachers and students to adapted to a new teaching model, with hybrid classes being defined as the best strategy. This article aims to show an analysis of the difficulties and challenges of the biology teacher and 2nd year high school students of the aforementioned school during the covid 19 pandemic in order to provide subsidies to establish improvements in the teaching-learning process. The methods used for approach was Qualitative Research, as for the nature of Applied Research, the technical procedures were Bibliographic Research and Field Study, and the instruments for data collection were observation and the questionnaire. In front of observations and the interviewee's answers, it was understood the need to be activities were developed that supported the improvement of learning content of biology. In this way, it was possible to collaborate with the teaching of important content for the understanding of the living world and the perception of the uniqueness of human life relative to other living beings due to their incomparable ability to intervention in the world.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5104
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.