DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5099
Título: Importância das aulas práticas no ensino de microbiologia sob a percepção dos discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Importance of practical classes in teaching microbiology from the perception of students in the biological sciences degree course
Autor(es): Aguiar, Thays Landazuri de
Orientador(es): Campos, Marcella Pereira da Cunha
Palavras-chave: Aulas Práticas;Microbiologia;Percepção
Data do documento: 2-Out-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Microbiologia tem sido descrita como a área da ciência que aborda os organismos com dimensões a partir de uma escala de micrômetro que podem ser visualizados apenas com o uso do microscópio. As aulas práticas de Microbiologia surgem como uma ferramenta metodológica capaz de oferecer subsídios aos alunos para compreender a abstração que é vista na teoria, visto que a prática voltada a essa disciplina é de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem. Considerando que as aulas práticas são fundamentais para o aprendizado dos alunos, este trabalho visa compreender a importância das aulas práticas no ensino de Microbiologia sob a percepção de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo do tipo: qualitativa, quanto a abordagem; descritiva, quanto aos objetivos e; observação participante, quanto aos procedimentos, onde para validação dos dados coletados nós nos utilizamos da triangulação da coleta de dados segundo Yin (2016). Houve resultados significativos, para o questionário suas respostas foram digitadas, agrupadas, comparadas, categorizadas e identificadas nas mais frequentes e relevantes, em relação às aulas práticas aplicadas no ensino de Microbiologia, obtivemos com maior percentual de satisfação que 47% dos discentes gostaram da atividade prática “Preparando meio de cultura”, seguido de 20% “Semeando bactérias”, 13% “Dinâmica populacional microbiana em vários ambientes”, 13% gostaram de todas as práticas realizadas, e com 7% “Testando produtos de limpeza”. Portanto, as aulas práticas na disciplina de Microbiologia são imprescindíveis na formação do acadêmico, instigam o desenvolvimento cognitivo dos mesmos, visto que os conteúdos são amplos e meramente abstratos, facilita na aquisição de seu aprendizado.
Abstract: Microbiology has been described as the area of ​​science that addresses organisms with dimensions starting at a micrometer scale that can be visualized only using a microscope. Practical Microbiology classes emerge as a methodological tool capable of offering support to students to understand the abstraction that is seen in theory, since the practice focused on this discipline is of great relevance to the teaching-learning process. Considering that practical classes are fundamental for students' learning, this work aims to understand the importance of practical classes in teaching Microbiology from the perception of students on the Bachelor's Degree in Biological Sciences. This research is characterized as a study of the following type: qualitative, in terms of approach; descriptive, regarding the objectives and; participant observation, regarding procedures, where to validate the collected data we used triangulation of data collection according to Yin (2016). There were significant results, for the questionnaire its answers were typed, grouped, compared, categorized and identified in the most frequent and relevant ones, in relation to the practical classes applied in the teaching of Microbiology, we obtained a higher percentage of satisfaction as 47% of the students enjoyed the activity practice “Preparing culture medium”, followed by 20% “Sowing bacteria”, 13% “Microbial population dynamics in various environments”, 13% liked all the practices carried out, and with 7% “Testing cleaning products”. Therefore, practical classes in the Microbiology discipline are essential in the academic training, they instigate their cognitive development, since the contents are broad and merely abstract, it facilitates the acquisition of their learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5099
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.