DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5097
Título: Avaliação de políticas públicas: um estudo de caso sobre a reinserção social do adolescente em conflito com a lei com projeto “ensina-me a sonhar” da defensoria pública do estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Evaluation of public policies: a case study on the social reintegration of adolescents in conflict with the law with the “teach me to dream” project of the public defender’s office in the state of Amazonas
Autor(es): Barros, Ranniely Martins
Orientador(es): Bittencourt, Maryângela Aguiar
Palavras-chave: Administração - Curso;Política Pública;Medidas Socioeducativas;Adolescente;Gestão Pública
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo desenvolve a avaliação de uma política pública que atua na reinserção social de adolescentes em conflito com a lei implementada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE/AM. O objetivo da pesquisa foi identificar a metodologia proposta pela instituição por meio do Projeto “Ensina-me a Sonhar”, tendo como objetivo descrever as atividades propostas pelo projeto para ressocialização do adolescente em conflito com a lei, levantar quantitativo de adolescentes que foram contemplados com as atividades do projeto e analisar se o referido programa está alcançando seus objetivos com eficiência e eficácia. No referencial teórico, foram abordados temas que compreendem a Legislação Brasileira no contexto da Criança e do Adolescente, uma breve introdução à Defensoria Pública e sua posição na defesa dos adolescentes em conflito com a lei, o trabalho como reinserção social e a motivação dos adolescentes, e conceitos de políticas públicas. A metodologia adotada quanto aos fins foi descritiva, quanto aos meios caracterizou-se como pesquisa de campo, documental e bibliográfica, utilizando- se, por fim, de abordagens qualitativa. Com a análise do objeto de estudo desta pesquisa identificou-se que o projeto “Ensina-me a Sonhar” está sendo ineficaz na execução de suas atividades, estando inativo. Também foi verificado o descaso da administração superior da Defensoria Pública, não havendo recursos financeiros específicos voltados para o promoção das atividades do programa. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas no projeto “Ensina- me a Sonhar” poderiam ter sido evitados se a Defensoria Pública oferecesse auxílio no planejamento e amparo orçamentário para a prosperidade do projeto.
Abstract: The current article develops the evaluation of a public policy that acts in the social reinsertion of teenagers in conflict with the law implemented by the Public Defender Office of the State of Amazonas – DPE/AM. The goal of the research was to identify the methodology purposed by the institution through the “Teach Me to Dream” Project, having as objective to describe the activities purposed by the project to resocialize of the teenager in conflict with the law, rising the quantitative of teenagers who where contemplated with the project activities and analyze if the referred program is reaching its objectives with efficiency and efficacy. In the theoretical reference, there were approached themes which comprise the Brazilian Legislation in the Infants and Teenagers context, a brief introduction to the Public Defender Office and its position on the defense of the teenagers in conflict with the law, the job with social reinsertion and the motivation with the teenagers, and public policies concepts. The methodology adopted by the means was descriptive, while the means were characterized as camp research, documental and bibliographic, utilizing, eventually, of the qualitative approach. With the analysis of the study object of this research it was identified that the “Teach Me to Dream” is being ineffective in the execution of its activities, being inactive. It was also checked the neglect of the higher administration of the Public Defender Office, not having specific financial resources directed to the promotion of the activities of the program. In conclusion, it is known that the difficulties found in the “Teach Me to Dream” project could have been avoided if the Public Defender Office offered to assist in the planning and or budgetary protection to the prosperity of the project.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5097
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2.AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REINSERÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM C.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.