DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5085
Título: O Ensino de Química durante a Pandemia do Covid-19 Tefé-AM
Título(s) alternativo(s): Teaching Chemistry during the Covid-19 Pandemic Tefé-AM
Autor(es): Santiago, Daniele Lima
Orientador(es): Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa
Palavras-chave: Percepção dos docentes;Teachers’ perception;Ensino de química;Chemistry teaching;Aula remota;Remote class;Tecnologias digitais;Digital technologies;Ensino médio;High school
Data do documento: 18-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pandemia causada pelo Coronavírus, no ano de 2020, trouxe impactos em diversas áreas da sociedade, e não seria diferente na educação, houve o fechamento das escolas, tendo seu retorno através das aulas remotas emergenciais, pois o distanciamento social se fazia necessário, obedecendo portarias estaduais e municipais, visando a prevenção do contágio pelo vírus. Este artigo descreve como foi o ensino de química durante a pandemia do COVID-19 no município de Tefé – AM; trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva – exploratória. Com o intuito de entender quais foram os desafios enfrentados pelos professores de química no período da pandemia. Este trabalho teve como objetivo entender quais as metodologias usadas no ensino de química a distância. E como resultados foi verificado que os professores tiveram dificuldades em ministrar suas aulas de forma remota em função da falta de internet e/ou uma internet que oscila e possui baixa velocidade. Ficou evidente que em alguns casos os alunos não tinham smartphones e nem acesso à internet e a solução foi disponibilizar o material impresso na escola. Portanto, a falta de investimento na qualificação dos professores para o uso das tecnologias no ensino, e a falta de equipamentos e uma internet de qualidade foram os maiores entraves encontrados por professores e alunos nas aulas remotas de química no período da pandemia
Abstract: The pandemic caused by the Coronavirus in 2020 had impacts on different areas of society, and it would be no different in education, there was the closure of schools, with their return through remote classes emergencies, as social distancing was necessary, complying with state and municipal ordinances, aiming to prevent infection by the virus. This article describes what chemistry teaching was like during the coronavirus pandemic. COVID-19 in the municipality of Tefé – AM; This is a qualitative research of the descriptive – exploratory type. In order to understand what the challenges were faced by chemistry teachers during the pandemic. This one work aimed to understand which methodologies are used in teaching of chemistry remotely. And as a result it was verified that teachers had difficulties in teaching their classes remotely due to the lack of internet and/or an internet that fluctuates and has low speed. It was left It is evident that in some cases students did not have smartphones or access to to the internet and the solution was to make printed material available at school. Therefore, the lack of investment in the qualification of teachers to use technologies in teaching, and the lack of equipment and quality internet were the biggest obstacles encountered by teachers and students in classes remote chemistry sessions during the pandemic
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5085
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Ensino de Química Durante a Pandemia do Covid-19, TeféAM.pdf616,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.