DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5070
Title: A Relação dos Acadêmicos do Curso de Letras do CEST/UEA com a Leitura e a Interpretação de Textos
Other Titles: The Relationship of CESTUEA Literature Course Students with Reading and Interpreting Texts
Authors: Freitas, Vaniery Valessa Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito, Roseanny Melo de
Keywords: Leitura do mundo;Reading the world;Hábito de leitura;Reading habit;Curso de Letras;Literature Course
Issue Date: 25-Aug-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O artigo, por meio de um estudo qualitativo, busca compreender como se dá a relação dos acadêmicos do curso de Letras do Cest/Uea com a leitura e a interpretação de textos. A leitura compreendida aqui segue a perspectiva de Paulo Freire (1988), o qual afirma que, mais do que decodificar os sinais gráficos, o ato de ler exerce a função de ler o mundo que nos cerca. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), com 02 acadêmicas do curso de Letras Língua Portuguesa, sendo uma aluna periodizada do 8º período e uma aluna desperiodizada. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a história de vida e a entrevista estruturada. Por meio dessas técnicas, obteve-se dados relevantes para a concretização do estudo. Esta pesquisa justifica-se pela importância que a leitura exerce em nossa sociedade, no sentido de permitir que aqueles que, de fato, leem o mundo, são capazes de agir ativamente, não sendo facilmente manipulados por textos diversos encontrados no meio social. O resultado da pesquisa revela que as acadêmicas participantes da pesquisa mantém uma relação prazerosa com a leitura desde a infância e consideram-na essencial, visto que ela propicia um amplo conhecimento do mundo
Abstract: The article, through a qualitative study, seeks to understand how the relationship of the academics of the Letters course at Cest/Uea with the reading and interpretation of texts. The reading understood here follows the perspective of Paulo Freire (1988), who states that, more than decoding graphic signs, the act of reading has the function of reading the world around us. For that, a bibliographical research and a field research were carried out. The field research was carried out at the Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), with 02 academics from
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5070
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.